terça-feira, 24 de maio de 2011

Alunos de Limoeiro participam de aula de campo


Estudantes da disciplina Educação no Campo – 4º período A – da UVA em Limoeiro tiveram uma aula diferente ao lado da professora Betania Monte. O grupo visitou, no último dia 21 de maio, o Assentamento do MST em Normandia/Caruaru. Membros do Movimento apresentaram o Centro de Formação Paulo Freire, atuação e princípios da Educação do MST.

“Ao longo da nossa história, as escolas do campo sempre foram tratadas com políticas compensatórias, nunca com políticas que pensassem uma escola adequada à realidade dessa população”, explicou a professora Betania. “A escola precisa contribuir para a construção da sociedade respeitando os saberes técnicos, humanos e ambientais, fortalecendo novos valores e sensibilidades, considerando as diferenças dos grupos humanos e valorizando os saberes dos diferentes sujeitos”, apontou, ressaltando a importância da aula de campo.

Para a professora, é necessário “desmistificar o conhecimento de mundo. É preciso compreender e estar inserido na realidade da escola do campo, na realidade do meio rural, nos saberes da comunidade e nos movimentos sociais”, comentou.

No dia, o Coletivo Pé No Chão presenteou os alunos da UVA com uma mística. “A apresentação evidenciou o sentimento do povo,  levando-nos  a uma ação - reflexão - ação sobre o fazer cotidiano-pedagógico”, finalizou a professora Betania Monte.


Para refletir:

Na colheita das espigas,
Cantam Homens e Mulheres.
Na riqueza dos Saberes,
Em poemas e cantigas.
Foram muitas mãos amigas
Para esta plantação. 
No pulsar do coração,
Sob a Luz dos Pirilampos, 
Nos cantares da Educação do Campo,
O Campo se faz canção.
.
(MST - Setor de Educação)


Confira as fotos:































Nenhum comentário:

Parceiros

Arquivo do blog

Seguidores