terça-feira, 24 de maio de 2011

Tecnologia - Inovação - Sustentabilidade // Semana Acadêmica aposta na aliança entre teoria e prática

Começou ontem (23) a Semana Acadêmica da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) em Pernambuco. Alunos dos Cursos Sequenciais e de Pedagogia reuniram-se no auditório do Colégio Vera Cruz no intuito de discutir sobre a aliança entre “Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade”, mote da Semana. A comunidade acadêmica assistiu à abertura proferida pelo diretor-presidente do Isead, professor Wagner Frazão, para depois centrar-se na palestra sobre empreendedorismo conduzida pela professora Neuma Kelly.

Pensada com o objetivo de ampliar a visão crítica do aluno, a Semana Acadêmica já virou evento fixo no calendário da UVA. “Vamos aliar os conhecimentos de sala de aula, teóricos, às ideias daqueles que estão no mercado de trabalho. Vários profissionais virão falar de suas experiências concretas. Queremos que, ao final, os estudantes adquiram uma visão contextualizada”, explica o professor Marcílio José.

Depois das palestras em grupo, a Semana Acadêmica preparou um momento em que esses profissionais visitarão as salas de aula. “É importante descentralizar as discussões”, diz Marcílio. Quanto ao tema escolhido para a Semana, o professor explica: “A ênfase em tecnologia é muito importante, principalmente para aqueles que estão em cursos sequenciais, de curta duração, voltados para o mercado de trabalho. A aproximação com o aparato tecnológico é fundamental”, afirma.

A mesa de discussão foi composta pelo professor Wagner Frazão, pela coordenadora dos Cursos Sequenciais e de Pós-Graduação, Vanessa Pedrosa, pela coordenadora de Pedagogia, Rosa Concessa, e pelo coordenador dos Cursos Técnicos da Escola Nóbrega, Paulo Melo.

Abertura e Empreendedorismo

O tema do dia – Empreendedorismo – foi primeiro abordado pelo professor Wagner Frazão. “Considero extremamente importante a discussão dessa temática. Na verdade, esse é um ponto que estamos trazendo à tona com frequência na Universidade”. “Os empregos estão em extinção. O paradigma que existia antes, de sair da faculdade e encontrar um emprego, está mudando. Esse tempo de incertezas se torna, para o empreendedor, um tempo de possibilidades”, avaliou Frazão.

Para o professor, empreender é a chave para o sucesso profissional. “Precisa-se de profissionais polivalentes nas empresas. O empreendedor não é somente aquele que monta a empresa, mas é aquele funcionário que sabe lidar com mudanças, é dinâmico, traz novas ideias para as relações de trabalho. As empresas estão procurando por esse profissional empreendedor”, explicou.

Para quem quer se aventurar no empreendedorismo, Frazão forneceu uma dica: “não existe fórmula certa, mas é mais fácil se você respirar o empreendedorismo. Leia livros sobre o assunto, vá a feiras, congressos e palestras. Todos somos empreendedores em potencial. Isso está latente em nós, é só deixar que flua, se manifeste e realize”.

Intra-empreendedorismo

A professora Neuma Kelly continuou a explanação de Wagner Frazão com uma discussão sobre o empreendedorismo nas empresas, o que ela chamou intra-empreendedorismo. “Como colocar suas habilidades no trabalho no sentido ajudar a empresa a crescer? Você pode empreender dentro da instituição onde trabalha, e é isso que se procura no mercado de trabalho”, explicou.

Neuma seguiu falando sobre as características do intra-empreendedor – “iniciativa, autonomia, autoconfiança, otimismo e necessidade de realização” –, origens do espírito empreendedor, por que empreender e por que incentivar, nas empresas, essa característica. “Hoje, o que se procura é um empregado que introduz inovações, é parceiro da organização, capaz de mobilizar recursos e implementar o novo, sem medo de errar”, pontuou.

Nenhum comentário:

Parceiros

Arquivo do blog

Seguidores