quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

“Vamos mostrar que recuperar a escola pública é possível”

Vamos mostrar que recuperar a escola pública é possível”
Aluísio Moreira/SEI

O dia da volta às aulas na rede estadual de ensino teve um gostinho especial para os alunos de dois colégios do município de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata pernambucana. Nesta quinta-feira (05/02), o governador Eduardo Campos e o secretário de Educação, Danilo Cabral, entregaram os novos prédios das escolas Senador João Cleófas de Oliveira e Joaquim da Silva Filho.

“As nossas escolas, professores e alunos, estão começando 2009 com um brilho diferente nos olhos. Hoje é dia de ver que nossos dois anos de trabalho para resgatar a qualidade do ensino público em Pernambuco valeram a pena. Estamos inaugurando mais que obras de pedra e cal, estamos devolvendo aos professores o orgulho de ensinar e aos nossos alunos o prazer de aprender. Vamos mostrar ao Brasil que a recuperação da escola pública é possível com trabalho, investimento e dedicação”, garantiu Eduardo Campos.

Os trabalhos custaram mais de R$ 2,6 milhões. As duas unidades fazem parte do conjunto de mais de 600 escolas, das 1.105 existentes na rede estadual, que já passaram por reformas de adequação. Desde 2007, os investimentos do Governo do Estado cresceram mais de 130% na Educação. Somente em 2009, R$ 350 milhões já estão garantidos para obras em outras 250 unidades. “Essa é a determinação do governador, que, até 2010, todas as escolas estejam funcionando nesse padrão, para motivar e valorizar estudantes e professores”, explicou o secretário Danilo Cabral.

Com a reforma, a procura por uma vaga na João Cleófas dobrou. Entre os 1.820 alunos matriculados, Risoneide Maria da Silva, 15, estudante da 8ª série do Fundamental, as mudanças trouxeram uma nova motivação. “Estou há dois anos aqui. Mudaram os jardins, a quadra está bem melhor, o pátio também, o mais bonito foi a entrada. Está tudo mais organizado”, disse a jovem.

A Joaquim da Silva Filho, que em janeiro de 2007 foi interditada por não oferecer segurança aos alunos, abriga hoje 1.358 alunos. Uma das mais felizes era a jovem Ana Paula Araújo, 17, do 3º ano do ensino médio. A estudante não conseguia esconder o sorriso quando viu a nova biblioteca: “Antes não era assim, não tinha todo esse conforto. Com certeza dá até mais vontade de estudar”, vibrou Ana Paula, que pretende fazer vestibular para enfermagem no fim do ano.
Professor da escola há 15 anos, Alcides Gomes da Silva disse que hoje a escola está do jeito que os professores e alunos merecem. “A gente vivia assistindo reformas ‘meia-sola’. Dias depois, ficávamos sem energia, as paredes ameaçavam cair, o telhado vivia quebrando e era goteira de ‘palmo em palmo’, lembrou o professor de geografia, sem nenhuma saudade.

Vale lembrar que o ano letivo de 2009 será marcado pela iniciativa do Governo do Estado de fornecer a merenda escolar também aos alunos do ensino médio. Antes, a refeição era servida apenas para os alunos do ensino fundamental. “A injustiça social começava já no ambiente da escola”, lembrou o governador.

Um comentário:

Mário Milhomem disse...

Passa ano entra ano, sai Governo entra governo e a conversa é a mesma. Tem gente que só ver o que quer enxergar.

Mário Milhomem
Gerente de T.I

Parceiros

Arquivo do blog

Seguidores