quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Alunos recebem merenda escolar

JORNAL DO TOCANTINS (TO)

Cerca de 80 mil estudantes do ensino médio no Tocantins serão beneficiados com a merenda Escolar.

Maria Letícia Ferreira
Palmas
Cerca de 80 mil estudantes do ensino médio no Tocantins serão beneficiados com a merenda Escolar. Em todo o Brasil o número de beneficiados ultrapassa os 7,3 milhões. Antes o recurso contemplava apenas os alunos da Educação infantil (creche e pré-escola) e do fundamental. A mudança foi possível a partir da medida provisória nº 455, publicada no último dia 28 de janeiro, no Diário Oficial da União.
De acordo com a coordenadora de Avaliação e Acompanhamento do ensino médio da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc), Eusébia de Araújo, a medida proporcionará a igualdade no atendimento e proporcionará melhores resultados. “A merenda com certeza irá minimizar muitas dificuldades. Entre elas, o rendimento do aprendizado do aluno, a redução da evasão Escolar.” A coordenadora ressaltou ainda a importância do alimento para os alunos que estudam a noite. “A maioria deles são trabalhadores, e por irem para Escola após o trabalho muitas vezes não se alimentam.”
A nutricionista Luciana Macedo, explicou que a merenda Escolar corresponde a 15% da alimentação diária do aluno e que além de suprir a necessidade alimentar ela promove o exercício de hábitos saudáveis. “Essa é uma conquista que contribuirá para o desenvolvimento do aluno. A alimentação será adequada as necessidades do estudante.”
Segundo a Seduc, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) ainda não informou o valor e a data que será feito o repasse para o Tocantins. Os recursos do MEC serão repassados diretamente para as associações de apoio às Escolas que possuem autonomia para executar sua operacionalização. A execução física e financeira do programa é acompanhada e fiscalizada pela Seduc, e pelo Conselho Estadual de Alimentação Escolar (CAE). Os alunos participam da escolha dos cardápios e avaliam a qualidade da alimentação oferecida através do teste de aceitabilidade, constituindo cardápios regionalizados.


Nenhum comentário:

Parceiros

Arquivo do blog

Seguidores