quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Prefeitura qualifica mais de 300 professores

DIÁRIO DO POVO PI (PI)

Cerca de 300 professores da rede municipal de ensino de Teresina participaram ontem e hoje do primeiro encontro de formação do programa Qualiescola em 2009, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.

Cerca de 300 professores da rede municipal de ensino de Teresina participaram ontem e hoje do primeiro encontro de formação do programa Qualiescola em 2009, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. A capacitação acontece no Centro de Formação professor Odilon Nunes, no bairro Marquês, e é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SE-MEC) e o Instituto Qualidade de Ensino (IQE).
O objetivo do encontro é analisar os resultados da Avaliação Diagnóstica feita com os estudantes do 6º ao 8º ano do ensino fundamental, em novembro de 2008, para obter um retrato das habilidades desses alunos em Português e Matemática. Dessa forma, os professores poderão planejar melhor as atividades de ensino que serão desenvolvidas durante o ano letivo de 2009.
Segundo a professora formadora em Língua Portuguesa, Silvania Pimentel, esse primeiro momento de capacitação é importante porque fornece ao professor informações sistematizadas sobre a situação educacional do aluno. "Essa reunião com os professores oportuniza avaliar o desempenho do aluno nos estudos, quais suas reais habilidades e o trabalho que deve ser focado em sala de aula. Na verdade, esta-mos realizando um planejamento inicial das aulas, das melhores abordagens e metodologias que serão utilizadas pelos educadores", afirmou.
O Qualiescola é um programa desenvolvido pelo IQE no sentido de melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática dos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. A SEMEC firmou parceria com o Instituto, que trabalha com 61 Escolas municipais, beneficiando cerca de 21 mil alunos. A formação dos professores integra as atividades promovidas pelo programa.
A chefe da Divisão de Apo-io ao Magistério, Alderina Marreiro, explicou a atuação do IQE nas Escolas da rede municipal de Teresina: "O Instituto Qualidade no Ensino norteia suas ações na formação de professores, na capacitação dos formadores, no fortalecimento da gestão voltado para diretores e orientadores pedagógicos, avaliação de desempenho dos alunos, atividades de apoio à aprendizagem e articulação com a comunidade. Com a parceria, esperamos melhorar o desempenho dos nossos alunos nos anos finais do ensino fundamental", finalizou.

Nenhum comentário:

Parceiros

Arquivo do blog

Seguidores