Do Correio do Povo (RS)
O número de matrículas na Educação Básica (EB) no país cresceu 0,4% no ano passado, em comparação com os registros apurados em 2007. O dado faz parte do Censo Escolar 2008, que foi divulgado neste mês pelo Ministério da Educação (MEC).
O número de matrículas na Educação Básica (EB) no país cresceu 0,4% no ano passado, em comparação com os registros apurados em 2007. O dado faz parte do Censo Escolar 2008, que foi divulgado neste mês pelo Ministério da Educação (MEC). O levantamento reúne os ensinos Fundamental (EF) e Médio (EM); e as educações Infantil, Especial, Profissional e também a de Jovens e Adultos (EJA).
De acordo com as informações do MEC, mais de 53,2 milhões de matrículas foram feitas no ano passado, contra cerca de 53 milhões no ano anterior. A alta foi puxada pela Educação Profissional, que apresentou um aumento de 14,7% no número de alunos inscritos – e também pelas matrículas em creches, que tiveram um aumento de 3,2%.
No entanto, esse crescimento não recuperou a queda de 5,2% do censo de 2007, quando dados do ano anterior foram comparados. Em 2006, o estudo apontou que 55,9 milhões de alunos estavam matriculados. Segundo o MEC, a queda no período aconteceu, em parte, por causa da queda na natalidade e na redução da população na faixa etária relativa, sobretudo, ao ensino fundamental. O Ministério também atribui a redução a uma mudança no procedimento de coleta de dados do censo.
No levantamento deste ano, a unidade da federação que teve maior aumento de matrículas foi o Distrito Federal (DF), onde foi registrada uma variação de 6,2%. No estado do Ceará, houve uma queda de 2,6% na apuração.
A maior parte dos alunos – 46% do total ou 24,5 milhões – está matriculada nas redes municipais de Ensino. As Escolas estaduais respondem por 40,3% dos registros; e as particulares, por 13,3%. Os 0,4% restantes estão matriculados nas Escolas federais, apurou o MEC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário