segunda-feira, 21 de julho de 2008

UVA promove a arte de viver bem

Dia 12 de Julho o município pernambucano de Água Preta presenciou mais uma ação da educação a favor do desenvolvimento pessoal e profissional da comunidade: O 2º Seminário Interdisciplinar "A Arte de Viver Bem" , uma palestra motivacional ministrada pelo historiador e mestre em teologia e antropologia Esdras Cabral de Melo. Num cenário competitivo e globalizado, faz-se necessária uma pausa para reflexão e um auto-conhecimento que contribua para uma melhora nas relações com o nosso interior e o mundo ao nosso redor.


O evento foi realizado com sucesso no colégio municipal Padre Francisco Geraedts, que abriu suas portas para integrar a educação à sociedade.

A UVA contou com o forte apoio da Secretaria Municipal de Educação de Água Preta, sempre buscando ampliar os horizontes de sua capacitação educacional e aumentar a excelência de seus profissionais, visando o engrandecimento do bem coletivo. Estiveram presentes alunos e profissionais das unidades UVA do próprio município, além das turmas de Belém de Maria, Catende e Ribeirão. Os alunos enfatizaram a sua busca por excelência no seu desempenho e mostraram-se antenados com a temática. Afinal de contas, o professor é aquele que mais necessita estar ligado às transformações do mundo que afetam diretamente seus alunos e que por tabela, influenciam o modo de transmitir conhecimento às novas gerações.


O Palestrante Esdras Cabral conquistou o público.


O tema não se restringe à educação, mas engloba o bem-estar como um todo. Justamente pequenos detalhes tão importantes que nos passam despercebidos com a pressa do dia-a-dia. "O ser humano precisa estar bem para poder render bons frutos no desempenho de sua função. E isso torna-se ainda mais imperativo no ramo da educação." - Concorda a professora Cosete Figueiredo, membro da equipe organizadora do evento. De fato, alunos e professores conquistaram uma nova percepção da vida e de como o ato individual interfere no coletivo.



A aluna Juliana Bezerra Loureiro está na coordenação pedagógica do projeto Alfabetizar com Sucesso, do município de Catende e comprova a necessidade de aprofundamento num tema tão importante: "Este é um evento de total importância para a interação do nosso grupo e promove a socialização dos conhecimentos desenvolvidos na educação contemporânea para melhorar a qualidade de vida do profissional."

O seminário primou pela organização e gerou muitos elogios de quem esteve presente. Os presentes contaram com um café da manhã reforçado para as horas a seguir. E não foi apenas o café da manhã que deixou um gosto de quero mais. Ainda havia muitas surpresas pela frente, como a homenagem calorosa à professora Norma Vasconcelos e as apresentações de dança do Grupo de Balé Popular Padre Francisco Geraedts, que conquistou os convidados com um espetáculo que englobou os ritmos populares do estado com muita espontaneidade. Ao final, ficou a certeza de que a UVA mais uma vez primou pela excelência com ações concretas em favor do desenvolvimento da sociedade pela educação.



Casa Lotada


O evento foi uma celebração da educação, onde todos brilharam. As apresentações dos alunos do nível secundário mostrou o quanto os futuros docentes podem fazer pelo desenvolvimento social e cultural do país. A diretora do Colégio Municipal Padre Francisco Geraedts, Eduarda Patrícia Goes, uniu o útil ao agradável introduzindo a cultura no currículo escolar. A produção de música, teatro, dança e outras atividades artísticas introduzem os estudantes à uma valorização dos alicerces históricos, extraindo o melhor da região onde vivem e situando-os na atual realidade do estado e do país. "No princípio, alguns pais foram um pouco temerosos da aplicação destas práticas. Mas logo viram que tudo isso veio para somar à formação destes estudantes, de modo que passem a conhecer e entender melhor o nosso país. Isso tem rendido um desempenho exemplar em outras matérias, e trouxe mais disciplina e prazer ao aprendizado."


As alunas integrantes do Balé Popular


O dia foi bastante proveitoso e os alunos saíram ainda mais contentes e determinados com a sua escolha. Cientes de seu caminho e desafios futuros, os estudantes da UVA têm a certeza de que estão sendo preparados com muita seriedade, dedicação e dinamismo. Os professores Cosete Figueiredo, Fátima Santos, Luís Carlos Carvalho, Paulo Roberto Gomes, Vanessa Pedrosa e Vandecarmen Rodrigues foram parabenizados pela realização do evento e prometem muitas surpresas para o futuro.


Confira mais imagens do evento:

O Café da Manhã contou com um cardápio reforçado e saudável.


A secretária de educação de Água Preta Inês Sena, Professoras Cosete Figueiredo e Fátima Santos

O grupo de Balé Popular da Escola Municipal Padre Francisco Geraedts


A Aluna da UVA Catende Juliana Loureiro e suas amigas prestigiaram o seminário.

Por Juliano Mendes da Hora (interino)

Um comentário:

Pratii'q Mais disse...

oi gostaria de saber quando é que vcs vão postar as fotos do 1 seminário sobre politicas públicas????
que teve no dia 20-06-09 no colégio vera cruz em recife.

Parceiros

Arquivo do blog

Seguidores