segunda-feira, 4 de julho de 2011

Alunos vivenciam Educação Indígena

Estes últimos meses foram de intenso aprendizado para a professora Gerly Fialho e a turma do 4° período da UVA em Limoeiro. O grupo estudou e vivenciou a cultura indígena e apresentou trabalhos voltados ao tema, que abordaram, entre outros pontos, as sete etnias do Estado de Pernambuco e manisfestações culturais como a dança do Toré.

"A turma se dedicou e pesquisou profundamente sobre  a importância da cultura indígena. Através de leituras, discussões, construção de textos, arquivos de imagens e análise de livros didáticos, os alunos começaram a perceber a grande diversidade existente no Brasil e a valorizar a riqueza das manifestações", conta a professora. Gerly ressalta a palestra com um professor índio como uma das atividades mais produtivas. "Eles viram que é difícil conhecer profundamente um povo quando não se pertence àquela cultura. Mesmo com todo o conhecimento acadêmico, nunca o entenderemos por completo, mas, pelo menos, aprenderemos a respeitá-lo", comenta. 

TORÉ - Em outra atividade muito comentada, o grupo promoveu uma feira típica com a dança do Toré. "Eles observaram as diferenças nas pinturas e na própria dança do Toré. Conheceram, também, as sete etnias consideradas legais no estado de Pernambuco: os Atikum, Fulni-ô (Carnijó),  Kapinawá, Pankararu,  Xucuru, Truká e os kambiwá. O interessante foi que o grupo descobriu que apenas os Fulni-ôs falam a sua língua nativa, o iate", conclui.

Confira as fotos:











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