quinta-feira, 15 de abril de 2010

ISEAD / UVA DISCUTE DIREITOS E DEVERES DAS MULHERES

O mês de Março foi marcado por iniciativas de reflexão e discussão a respeito do papel das mulheres como agentes ativas das mudanças do cenário social e econômico mundial. O núcleo Guararapes foi palco de uma semana de debates, apresentações de trabalhos e palestras, coordenados pela professora Valéria Moura, que instruiu os alunos a realizarem pesquisas e mergulhar fundo na realidade vivida pelas cidadãs brasileiras. Também foram realizadas incursões pelo cenário feminino global e quais os principais desafios a serem enfrentados no novo milênio.


Professora Valéria Moura: a luta das mulheres ultrapassa barreiras de gênero.

"As mulheres conquistaram, ao longo do recém findo século XX, em várias partes do mundo, legítimos direitos que, por razões várias, sempre, e invariavelmente, em qualquer tempo ou lugar, foram (e em vastas regiões da Terra continuam sendo) desrespeitados", afirma a professora Valéria Moura. "Nós derrubamos barreiras, superamos preconceitos, vencemos tabus, ocupamos espaços e desbravamos o caminho da igualdade, da liberdade e da responsabilidade para as gerações futuras. Eu acho que quando falamos dos direitos e dos valores das mulheres, não falamos somente da expressiva vitória feminina, mas de toda a humanidade", conclui.

Atualmente, mais de dois terços das mulheres do mundo continuam vítimas de toda a sorte de abusos, de discriminações, de agressões e humilhações, sem que as autoridades competentes atuem de forma efetiva. Além da violência concreta e visível, Também há formas bastante sutis de violências, que não produzem ferimentos físicos, não deixam marcas no corpo, mas que acabam doendo, e fazendo com que as mulheres se sintam impotentes, sem qualquer possibilidade de reação diante delas. Assédio moral é um desses males, que foi abertamente discutido nas apresentações dos alunos.



Os debates foram apresentados com a contribuição de professores e coordenadores, que trouxeram convidados e analisaram casos concretos de ações que se mostraram vitoriosas no combate à violência contra a mulher. Também foram discutidas ações a serem tomadas em caso de desrespeito no ambiente de trabalho, e como tratar destas questões no ambiente escolar, já que a formação dos futuros cidadãos tem a sua base na sala de aula. "É preciso trabalhar estes temoas desde cedo", afirma a aluna Cássia Mororó, que trabalha na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura do Recife.

"Tanto a mulher como as instituições precisam ser conscientizadas a respeito da capacidade de ser agente tansformadora da realidade, contribuindo para o crescimento da sociedade como um todo", conclui Cássia.


Cássia Mororó: As mulheres também precisam se informar a respeito de suas capacidades

Os encontros englobaram várias salas, integrando as turmas e trabalhando uma abordagem mais ativa referente à fiscalização dos abusos cometidos contra a mulher. A idéia é repetir esta seamna de discussões não apenas no dia das mulheres, mas colocá-lo de forma regular, para que se plante uma semente que permita a disseminação da discussão e da ação mais efetiva no combate aos abusos e desigualdades.

A professora Valéria Moura e Cássia Mororó conversaram com o Blog do ISEAD, num bate papo em video! Confira as entrevistas no ISEAD. TV!

Confira mais fotos (Clique para aumentá-las):











Nenhum comentário:

Parceiros

Arquivo do blog

Seguidores