sexta-feira, 28 de agosto de 2009

“Aprender a ler requer que se ensine a ler“

Alunos de Pedagogia do quinto período, do núcleo Nossa Senhora do Carmo, realizaram Oficina de Leitura orientada pela professora Edileuza Gomes dos Santos, na disciplina Metodologia da Língua Portuguesa. A atividade consistiu das seguintes etapas: planejamento da oficina a ser realizado pelo grupo; visita à escola onde a oficina seria realizada para a entrega do requerimento e agendamento da atividade; realização da oficina de leitura; seminário para a socialização da vivência. A ação envolveu alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – 1º Segmento, e o objetivo era despertar neles o prazer de ler, ouvir e interagir com os diversos gêneros textuais.

De acordo com a professora Edileuza, a orientação para atividade era realizar Oficina de Leitura utilizando um gênero textual específico. “Além disso, foram focados outros aspectos abordados durante a disciplina como: preparação para leitura, tipos e estratégias de leitura, exploração da ludicidade e da oralidade através de textos, sejam eles reais ou imaginários”, comenta.

Cada grupo realizou a oficina com base no planejamento, anteriormente apresentado a escola e o resultado pode ser contemplado através de fotos, vídeo, depoimentos e construção dos alunos que participaram das oficinas. “Os alunos do quinto período C comprovaram que não existe aprendizagem mais significativa que aquela adquirida durante a inter-relação entre a teoria vista em sala de aula e a vivência desses conhecimentos de forma prática. Utilizando várias estratégias e recursos, estes alunos tiveram a oportunidade de proporcionar a crianças, jovens e adultos (EJA) momentos de descontração, fantasia e aprendizado”, esclarece a professora. E ela dispara que foi possível confirmar a teoria de Isabel Sole, que afirma: “Aprender a ler requer que se ensine a ler“.





Nenhum comentário:

Parceiros

Arquivo do blog

Seguidores