sexta-feira, 10 de julho de 2009

DA SALA DE AULA AO SÃO JOÃO DE CARUARU

O professor José Carlos Ferreira proporcionou um aprendizado diferente aos discentes da disciplina de Gestão Educacional e Empresarial, de Pedagogia, do núcleo Guararapes. Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar um pouco da prática sobre gestão pública em Caruaru. A cidade foi escolhida por ser um dos pólos mais tradicionais em festas juninas. Lá eles puderam conferir o projeto que busca o resgate das tradições e o reposicionamento da cidade de Caruaru como detentora do maior São João do mundo. A viagem teve o propósito de realizar pesquisa de campo para que se pudesse observar a atuação de um mega planejamento ao vivo, no intuito de aprofundar a matéria em questão. Este ano, o homenageado da Prefeitura de Caruaru foi o Mestre Vitalino, seu artista maior.

A Fundação de Cultura e Turismo da Cidade de Caruaru prestigiou a visita com palestra sobre o resgate do São João, afinal, saber preservar e direcionar as raízes culturais de uma comunidade, também é uma questão de educação. Pesquisa realizada pelo Instituto Ipespe, verificou o anseio da população local de reviver toda a riqueza cultural das festividades juninas de Caruaru que estavam, até então, ofuscadas em razão de outros eventos descompromissados com as raízes locais.

Neste âmbito foi realizada uma reunião com as 100 escolas existentes na cidade (Estadual, Municipal e Particular) com o objetivo da participação de todas, onde ficaram na incumbência de estimular seus alunos a participarem das festas. Cada escola recebe um tema para pesquisar e apresentar aos visitantes que ali chegassem. Segundo o Sr. José Pereira nesta época do ano há adaptações na grade curricular das escolas por causa do período junino.

Há atualmente 15 comidas gigantes nos festejos, frutos de um investimento na ordem de 6 mil a 7 mil, onde 90% desses recursos vem através das captações de recursos com as empresas privadas, com ajuda também do Governo do Estado com a Fundarpe e Empetur.

Ainda segundo José Pereira, é formado um comitê gestor para administrar o evento com diversas divisões: financeiro, segurança (saúde), limpeza, iluminação, obras, imprensa, área artística, captação de recursos, trânsito, produção cenográfica e coordenação jurídica. Para a execução de um evento como o São João de Caruaru, é necessário projeto que é desenvolvido logo após o final da festa, neste ano a Fundação e toda equipe pretende começar no mês de agosto o desenvolvimento da festa para o ano de 2010.

Durante a visita, os estudantes foram apresentados à Lúcia Félix, diretora de Turismo da Fundação de Cultura da Cidade de Caruaru, que agradeceu a visita dos alunos à cidade, pois segundo a mesma é importante que os futuros pedagogos continuem com o trabalho de resgatar a cultura não só de Caruaru, como de todo o Estado de Pernambuco e Região Nordeste, e até do Brasil.

Segundo Lúcia, ao assumir a diretoria de Turismo, não existia um calendário turístico da cidade, pois a única coisa que havia encontrado foi referente aos festejos juninos. Segundo a diretora, "Foi muito difícil o começo da gestão a frente da diretoria de Turismo, apesar de ter experiência com relação ao assunto." Ao ser indagada pelo professor José Carlos sobre o que é ser um gestor, Lúcia prontamente respondeu: “Todo mundo é gestor de sua vida e de sua história, e é preciso saber manifestar os valores de cada um, para se ter sucesso.”

A diretora também conversou com os alunos a respeito dos desafios diários que aparecem ao se trabalhar em equipe, e que não se deve ter medo de errar, mas sim, estar atento ao que pode ser aprendido com eles: “Há erros que se pode melhorar e erros que não se pode cometer", concluiu.


























Um comentário:

ELITE PINK - UVA PEDAGOGIA - RECIFE disse...

Essa turma que foi a Caruaru junto com o Prof. José Carlos, é 10.

Parceiros

Arquivo do blog

Seguidores