segunda-feira, 11 de maio de 2009

O assédio moral em discussão

As professoras Valéria Moura e Vanessa Pedrosa trouxeram à tona um tema recorrente às rodas de discussão dos trabalhadores. O assédio moral. Trata-se de uma exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego.


Segundo a professora Vanessa Pedrosa, "as leis que tratam do assunto ajudaram a atenuar a existência do problema, mas não o resolveram de todo. É necessária a conscientização da vítima e do agressor, identificando as ações e atitudes, para que possamos adotar posturas que resgatem o respeito e a dignidade, criando um ambiente de trabalho gratificante e propício a gerar produtividade."
Os alunos do 3º Período de RH uniram forças e ajudaram na elaboração da noite de palestras, realizada no dia 7 de Maio, no auditório do Sindicato dos Bancários em Recife. Durante o evento, diversos palestrantes puderam dar exemplos de casos de assédio e projetos aplicados em grandes empresas a fim de combater esta prática. Foram abordados o viés psicológico do trabalhador, assim como a área jurídica que é envolvida nestes casos, e como o trabalhador deve manter-se alerta neste tipo de situação.
Os alunos também mostraram desenvoltura com o tema, realizando debates entre os grupos presentes e os palestrantes, discutindo e propondo soluções, como podemos conferir nos depoimentos do ISEAD TV. Confira mais fotos do evento abaixo:



















Nenhum comentário:

Parceiros

Arquivo do blog

Seguidores