quarta-feira, 20 de maio de 2009

Aula no Capibaribe


Os alunos do 4º período de Pedagogia do ISEAD receberam a incumbência de delinear a cidade que eles querem a partir da cidade que eles possuem. Para tanto, um passeio foi realizado pelos principais pontos do Recife, incluindo o Rio Capibaribe para ver a cidade de outro ângulo: A partir de suas dificuldades, para gerar um debate que possa trazer possíveis soluções.



O ponto de partida foi o filme "Recife de dentro pra fora", documentário sobre o rio Capibaribe, inspirado no poema “Cão sem Plumas” de João Cabral de Mello Neto. Assim como o filme mostra os diversos aspectos do rio, do mar, da natureza e da cidade com sua miséria, seus pescadores e sua esperança, a proposta da professora Lourdes Ferraz é fazer desta experiência um mote para chegarmos à escola que queremos a partir da escola que temos.



O resultado foi uma aula-passeio à bordo do Catamarã,onde os alunos vivenciaram alguns conteúdos já trabalhados em sala de aula na disciplina Educação Urbana. O projeto envolveu a leitura e discussão dos textos “Desenvolvimento Urbano Sustentável: o Papel dos Cidadãos”, “Educação Ambiental Urbana (EAUrb) – Uma Alternativa de Ensino nos Grandes Centros”, e “História exclusiva para quem conhece o Recife” pelo período de um mês até culminar na exposição de painéis confeccionados pelos alunos, entitulada "Eu vi o Recife e ele é assim", realizada após a aula-passeio, no prédio da unidade Guararapes.





Durante o passeio, os alunos puderam ter noção da gravidade dos problemas causados pela falta de uma educação urbana e ambiental eficiente, e dos efeitos que isto causa na região onde vivemos: Por duas vezes, a embarcação encalhou em contato com a grande quantidade de lixo abandonada no Rio Capibaribe:




Ao voltar, todos sentiram a importância de agir com mais firmeza em relação à conservação dos recursos naturais. A introdução de disciplinas neste aspecto é imperativo e incentivou os alunos a saírem em campo atrás de projetos e soluções para deixar mais atraente a prática de uma cidadania consciente e sustentável. Você também pode ver as entrevistas em vídeo no ISEAD TV! Confira mais fotos abaixo:

























Um comentário:

Unknown disse...

Eu me orgulho de fazer parte desta família.Parabéns pelo trabalho ficou maravilhoso !!! Taciana Cristina

Parceiros

Arquivo do blog

Seguidores