Do JC OnLine
Com informações de Gabriel Marquim/JC
Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (16) e aberta à imprensa, a Prefeitura do Recife anunciou novas medidas e ações planejadas para a educação na cidade no início do ano letivo de 2009 e, inclusive, até o final do mandato do prefeito, João da Costa. Entre as novidades, está uma nova forma de conceber a educação e a construção de novas unidades de educação, além de um centro de formação de profissionais do magistério.
A nova gestão da Prefeitura promete tratar a educação com novidades. O estudo será feito em tempo integral, mas não dentro da escola durante todo o dia. A ideia é levar os alunos para locais da cidade que incentivem o aprendizado, tais como teatros, museus e áreas ambientais características da cidade.
Até o final do ano, a Prefeitura também pretende construir um centro de formação para profissionais do magistério (professores, diretores, gestores), que ficará situado no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife. Além disso, foi anunciada a construção de 37 unidades de educação, entre creches, escolas e centros de profissionalização, até o final do mandato. Cinco escolas já estão em construção e devem ser entregues ainda no primeiro semestre deste ano.
Também foi anunciada a criação de uma direção de engenharia na Prefeitura, específica para acompanhar a manutenção da estrutura física da escolas. Até o dia 5 de fevereiro, quando começa o ano letivo 2009, as unidades de ensino serão vistoriadas para serem tomadas medidas emergenciais. A ideia da nova diretoria é agilizar a resolução dos problemas estruturais detectados pelas escolas.
O conjunto de medidas anunciadas leva o nome de Recife Cidade Educadora. Participaram da reunião, além de João da Costa, o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Cláudio Duarte, e diretores, vice-diretores e gestores de todas as unidades de educação da rede municipal de ensino - 219 escolas, 61 creches e 17 unidades profissionalizantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário