Do Correio do Povo (RS)
O Ministério da Educação (MEC) deve acelerar em 2009 o processo de migração das Escolas estaduais e municipais para o novo ensino fundamental de nove anos.
O Ministério da Educação (MEC) deve acelerar em 2009 o processo de migração das Escolas estaduais e municipais para o novo ensino fundamental de nove anos. Pelo novo modelo estabelecido em lei em 2005, a criança entra na Escola aos 6 anos de idade, e não mais aos 7. Com isso, permanece nove anos no ensino fundamental, concluindo o 9º ano aos 14 anos. Segundo o MEC, 52% dos alunos já estão matriculados no novo formato, que deve ser implementado pelas Escolas até 2010.
Estamos preocupados com o ritmo de transição de alunos para o ensino fundamental. Já superamos 50% dessa migração, mas só faltam dois anos para que o período de transição estabelecido em lei termine , salientou o ministro da Educação, Fernando Haddad. Durante a divulgação dos números do Censo Escolar, o ministro apresentou o dado de que 4,7% das crianças de 7 a 14 anos matriculadas na Escola em 2007 não sabiam ler e escrever.
Haddad assinalou que o problema ocorre porque as crianças estão sendo matriculadas tardiamente na Escola e na série incorreta. Em 2007, conforme o MEC, 494 mil crianças com mais de 7 anos estavam matriculadas na Educação Infantil, quando, pela idade, deveriam estar no ensino fundamental.
Nós temos crianças chegando tarde na Escola; e, muitas, chegando na idade correta, mas matriculadas na etapa errada. Isso gera o analfabetismo nessa faixa etária em crianças que frequentam a Escola. A Escola está alfabetizando depois dos 7 anos , explicou o ministro.
De acordo com o ministro, a implantação do ensino médio de nove anos em todas as Escolas do país é bem-vinda e garantiria a alfabetização do aluno na idade correta. Vamos conversar com estados e municípios, e o Ministério da Educação dará todo o apoio técnico e financeiro para que se possa solucionar esse problema , garantiu Haddad.
Nenhum comentário:
Postar um comentário