domingo, 18 de janeiro de 2009

ISEAD PROMOVE CONSCIÊNCIA AMBIENTAL EM TAMANDARÉ


Os alunos ISEAD /UVA da unidade de Tamandaré, litoral sul de Pernambuco, aproveitaram a reta final de suas aulas com uma ação educativa capitaneada pela professora Vanessa Pedrosa. A idéia foi de aproveitar o verão e as belezas naturais do município e mostrar aos seus moradores e visitantes a importância de preservar o meio ambiente.

"Os alunos estão aprendendo que ações educativas não se restringem à sala de aula. É possível aproveitar um ambiente de descontração e poder utilizar seus recursos para acrescentar conhecimento à vida das pessoas", ensina a professora Vanessa.



O projeto contou com o apoio da Prefeitura de Tamandaré, que contribuiu com integrantes do Programa Agente Jovem Ambiental, que promove a educação e conscientização ecológica dos jovens estudantes do município. Os dois grupos uniram-se e promoveram uma caminhada por vários pontos da orla, conversando com os banhistas sobre a importância de manter a praia limpa sempre.






"Uma praia limpa não possui implicações ecológicas, apenas. Ela traz melhorias sociais e econômicas. Sociais, por que a partir do momento que a população é bem informada, ela não vai parar de buscar novas soluções para melhorar o ambiente em que vivem. E econômicas, por que uma cidade bem cuidada, com suas belezas naturias conservadas e uma população educada e ativa só tem a contribuir com um crescimento saudável, com visitantes satisfeitos que com certeza trarão mais gente para visitar a cidade, já que o nosso forte é o setor turístico", ponderou a aluna Luciana Campos.



O clima na praia não poderia ser melhor. Com muito bom humor, os alunos ISEAD começaram com uma aula de alongamento e exercícios leves, para poder enfrentar a maratona que tinham pela frente, incentivando a todos que passavam pelo local. As reações à iniciativa foram positivas.

A turista Maria de Fátima da Silva elogiou a ação: "Nunca tinha visto nenhuma instituição de ensino conhecida fazendo uma parceria como esta. E olhe que Tamandaré está precisando de mais inciativas assim. Somente com a educação é que podemos mudar os hábitos das pessoas, fazer com que elas vejam que tudo isto aqui é a nossa herança pro futuro, para quem vem depois da gente. Será que nós gostaríamos de encontrar um mundo sujo, infértil, sem alternativas de vida para evoluirmos? Eu acho que não."







Os alunos foram dividos em duas equipes para ampliar o campo de ação na praia: equipe azul e equipe branca. Ao final, a equipe branca foi a vencedora do projeto, por contabilizar a maior quantidade de lixo trazida até o stand do ISEAD/UVA na orla de Tamandaré. A competição ainda arrecadou alimentos a serem doados a uma instituição sem fins lucrativos. Aguardem mais novidades sobre a entrega dos mantimentos, a ser divulgada em breve. Por enquanto, confiram mais fotos! (clique para aumentá-las)




































A entrega dos alimentos arrecadados culminou com a entrega das medalhas dos alunos participantes. Com discursos de agradecimentos à professora e à instituição, os futuros pedagogos concluíram seu curso com a essência de seu ofício: atuação pelo crescimento da sociedade. (clique nas fotos para aumentar)








































Nenhum comentário:

Parceiros

Arquivo do blog

Seguidores