segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

ALUNOS ISEAD E A PRÁTICA DA ESTATÍSTICA


Alunos dos cursos sequenciais do ISEAD estão entrando em contato com os conhecimentos práticos solicitados pelo mercado cada vez mais cedo. Prova disso são as aulas ministradas pelo professor Roberto Barbosa, que apresenta uma abordagem prática e antenada de acordo com a realidade vivida pelos estudantes.


"Já se foi o tempo que a simples menção da disciplina assustava os alunos. Hoje em dia, eles têm consciência de que a estatística não é algo do outro mundo, e que tem aplicações práticas no cotidiano, muito mais do que eles imaginavam", revela o professor.


Partindo deste princípio, o professor orienta os alunos no desenvolvimento dos trabalhos, cujos temas são definidos de modo a se estabelecer um diálogo entre a sala de aula, a área de atuação profissional do estudante e a sociedade em que está inserido enquanto cidadão consciente de seus direitos e deveres. Ao final do semestre estes fatores podem ser discutidos e apresentados em sala de aula, na forma de dados estatísticos. Os temas vão desde a problemática da segurança pública, passando pela educação, abordando também ações de consciência ambiental, como reciclagem e substituições de materiais poluentes: Qual o impacto e os efeitos na sociedade? Como isto pode ser expresso graficamente a ponto de contribuir com a pesquisa desenvolvida?





Esta prática tem como objetivo integrar pesquisadores e alunos, o que rendeu bons frutos: O estudantes mostraram o interesse de compartilhar os resultados das pesquisas em congressos e revistas científicas num futuro próximo. O objetivo do professor Roberto Barbosa tem sido buscar estratégias de ensino e de avaliação que reúnam os conceitos fundamentais da Economia, Matemática e Estatística Básica, bem como incentivar nos alunos a capacidade de pensar, refletir e trabalhar de forma autônoma.

CONFIRA MAIS FOTOS
(Clique para aumentá-las)
















Nenhum comentário:

Parceiros

Arquivo do blog

Seguidores