quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Retrospectiva UVA 2008.1: "Faça de sua sala de aula um ponto-de-venda"

A UVA mais uma vez inova ao realizar evento com o título “Faça de sua sala de aula um ponto-de-venda”, com os alunos do primeiro período do curso seqüencial de Marketing Organizacional, da unidade Guararapes. Durante os dias 8, 9, 10, 22 e 23 de Abril, todos puderam sentir o gostinho de reconhecer o ambiente competitivo das organizações e fortalecer seu desempenho como gestores, logo no início de suas atividades acadêmicas.



O professor José Carlos Ferreira, da disciplina de Marketing e Sociedade, propôs uma atividade onde os alunos colocariam seus conhecimentos e esforços à prova. Não apenas aos colegas, que compareceram às apresentações, mas também ao público em geral, incluindo gerentes e encarregados das empresas convidadas a participar do projeto. Os estudantes aceitaram o desafio com muita garra, escolhendo empresas com as quais se identificavam, e propondo às mesmas que as representassem na universidade, da mesma forma como ocorre em lançamentos e feiras de produtos. Todo o processo de concepção, organização e estratégia, tal como ocorre, foi fruto de um trabalho sólido de equipe com resultados muito satisfatórios.

Ao todo, foram oito empresas, que acreditaram no potencial dos alunos da UVA e prestigiaram os dias do evento, conferindo o desempenho dos estudantes e agradecendo aos mesmos pelos trabalhos brilhantes e pela escolha de trabalhar com suas marcas e produtos. “A Receptividade das empresas foi muito boa. Em alguns casos, agradeci pela oportunidade, e eles que nos agradeciam, satisfeitos após verem todo o trabalho durante suas visitas. De qualquer forma, houve uma troca: é uma publicidade que eles ganham, e ganham os alunos por poderem praticar e aprender mais”, diz o professor José Carlos.



A aluna Paula Gouveia e sua equipe trouxeram a Sadia, empresa de grande porte e tradição no mercado nacional para o evento. “A Sadia nos inspirou por ser uma empresa com grande nome no mercado, e isso seria um fator a mais para atrair a visita das pessoas. Por isso, estamos trazendo um pouco de sua história e mostrando a forma com a qual ela se renova e cuida de seus produtos”.

O evento realizado não só mostrou aos alunos todos os processos envolvidos na promoção de uma empresa, como também a importância de um planejamento e organização a partir de um trabalho coletivo. “Se não fosse o trabalho em equipe, a gente não conseguiria realizar tudo isto. Eu só tenho a agradecer a todos os colegas, à empresa que acreditou, e ao professor por nos dar esta chance de vivenciarmos esta prática em nosso curso”, afirmou Ricardo Torres Gonçalves, aluno cuja equipe trouxe outro grande nome, a Sherwin-Williams, que atua no mercado de tintas, há 60 anos no Brasil. “Tivemos de mostrar, acima de tudo, seriedade no que fazemos, pois da mesma forma que a empresa apresenta seus produtos aos consumidores, pudemos mostrar a ela própria a maneira organizada e séria com a qual a representamos. E isso é muito bom para os alunos, por que passa confiança para a empresa”.


A equipe da Sherwin-Williams apostou na interação com o público, que pôde pintar seus próprios brindes com as tintas e deixar sua assinatura em spray num divertido painel idealizado por eles. A Sadia completou a festa com um histórico da empresa apresentado numa bonita seqüência de slides e presenteando os visitantes com degustações de seus mais novos produtos e diversos brindes.

A credibilidade dos alunos da UVA apenas confirmou o ótimo trabalho desenvolvido por seus professores, e abre caminho para futuras parcerias em novos projetos como este. A aluna Drielle de Lima, que já trabalha com a Sadia na área de vendas, confirma a empolgação que envolveu seus colegas: “O curso está se saindo muito bem, e trabalhos como este me fazem querer aprender e crescer mais dentro da empresa em que eu trabalho”. Todos foram unânimes em afirmar que esta experiência está acrescentando muito e dando um novo gás em seus planos.


“Eu me identifico com a UVA por que aqui você vê pessoas simples e trabalhadoras, que querem vencer, e isso é muito importante como incentivo nos nossos estudos”, afirmou Ricardo, da equipe Sherwin-Williams. Quanto ao futuro, todos se mostraram atentos à dinâmica do mercado e possuem plena consciência de seu potencial. E se depender desta sintonia entre professores, estudantes e profissionais, estes alunos já estão entre os vencedores.

Confira mais fotos do evento. Clique nas imagens para aumentá-las.


























Nenhum comentário:

Parceiros

Arquivo do blog

Seguidores