quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Palestra de RH no Sindsprev

A coordenação dos cursos seqüenciais do Instituto Superior de Economia e Administração (Isead), promove hoje (27/11), das 19h às 22hs, palestras dirigidas aos alunos de Gestão de Recursos Humanos, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais da Saúde e Previdência Social do Estado de Pernambuco (Sindsprev). O tema "Assédio moral" será ministrado pelo advogado trabalhista Jesualdo Campos de Albuquerque Junior. Já a conferência "O profissional de recursos humanos no mercado de trabalho", será debatida por um docente do Isead.
Serviço:
O que: Palestras de RH - "Assédio moral" e "O profissional de recursos humanos no mercado de trabalho"
Quando: hoje (27/11)
Que horas: das 19h às 22hs
Onde: Auditório Sindsprev - R. Marques de Amorim, 174, Boa Vista Recife - PE
Fone: (81) 2127-8333

I Encontro do Curso de Interprete/Tradutor de LIBRAS

O Auditório do SENAI, de Santo Amaro, recebe entre os dias 28 e 29 de novembro o I Encontro do Curso de Interprete/Tradutor de LIBRAS da EASD. O evento tem especial significado, pois é o início das comemorações de formatura de duas primeiras turmas. Na ocasião os formandos irão fazer a interpretação das palestras como avaliação prática pública. A programação conta com a participação de profissionais que há muito vêm contribuindo para o crescimento e a valoração da profissão de interprete/tradutor de LIBRAS no nosso Estado. O conteúdo do encontro também contempla trabalhos com temas sobre a pessoa surda como sujeito de sua história. As inscrições podem ser feitas até hoje (27/11) pelo telefone 3231.4611, no período da tarde ou presencialmente na Escola Almirante Soares Dutra, Praça General Abreu e Lima S/N – Santo Amaro (Recife – PE).

Serviço:
Auditório do SENAI – Santo Amaro
Av. Norte 539
Fone: (81) 3231-4611

Agora é lei: muda regra para contratar estagiários no Brasil

Depois de muita polêmica e discussão no Congresso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 11.788 de 25/09/2008, publicada em 26 de setembro no Diário Oficial. Há alterações significativas para estudantes dos níveis médio, médio técnico e superior. A carga horária, benefícios e direitos às empresas, estagiários e instituições de ensino do país foram modificadas.

As mudanças afetam diretamente cerca de 1,1 milhão de estagiários do país, mas o universo de estudantes impactados é de quase 14 milhões. Seme Arone Junior, presidente da Abres - Associação Brasileira de Estágio, ressalta a importância da nova lei como um marco regulatório para a segurança das empresas contratarem mais estagiários “A inserção dos estudantes da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental (na modalidade profissional da educação de jovens e adultos) foi muito positiva, anteriormente só estagiavam alunos dos ensinos médio, médio técnico e superior”, ressalta Seme.
A carga horária mudou para no máximo 6 horas diárias e 30 semanais, exceção para os alunos da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental da modalidade profissional da educação de jovens e adultos que não ultrapassará 4 horas diárias e 20 horas semanais. "Essa modificação força milhares de empresas a se adequarem, mas acreditamos que dará mais tempo aos estudantes para se dedicarem aos estudos e, com isso, melhor rendimento no estágio", explica Seme. Uma mudança louvável foi a possibilidade de profissionais liberais de nível superior (com registro em conselhos regionais), como advogados, engenheiros, arquitetos e outros contratarem estagiários.
Com a lei 11.788 o estagiário tem direito a férias proporcionais remuneradas e auxílio-transporte obrigatório. Se a empresa oferecer vale-refeição ou assistência médica não caracterizará vínculo empregatício. Também a bolsa-auxílio deve ser paga em caso de estágio não obrigatório. "Como a nova lei entra em vigor na data da publicação, muitos estudantes poderão ser impedidos de estagiar se sua instituição de ensino ainda não tiver previsto o estágio no seu projeto pedagógico”, alerta Seme. “Infelizmente isso pode atrapalhar a vida de muita gente, o estudante deve cobrar da sua escola essa adequação”, completa.
Apesar das mudanças, a Abres acredita que o número de estagiários do nível superior será mantido (atualmente são 715 mil). No entanto, haverá diminuição significativa no ensino médio, por conta da restrição imposta a 20% do total de funcionários das empresas. Hoje temos 8,9 milhões de estudantes e deve gerar uma redução nos atuais 385 mil estágios. "Infelizmente é nessa faixa que temos um dos focos da precarização do emprego, mas também o maior volume de abandono de escola por falta de renda, 45% de brasileiros desempregados e o drama da inserção de jovens no mercado de trabalho", avalia Seme.
"O objetivo da Abres era uma legislação de incentivo ao estágio, responsável por inserir milhões de jovens no mercado de trabalho", enfatiza Seme. "O problema do desemprego estrutural brasileiro deve ser resolvido com educação e precisamos manter o estudante na escola oferecendo uma renda. Esse é o método mais eficiente. O estágio é exatamente esta ferramenta e por isso deve ser ampliado e não reduzido", completa. Nossa expectativa é uma adequação do mercado e, futuramente, as empresas deverão voltar a contratar mais estagiários.
A nova legislação provoca grandes mudanças na lei 6494/1977. "Agora teremos um instrumento legal e justo para os milhões de alunos brasileiros. Ganha o estudante, por mais benefícios, ganha a empresa por mais segurança jurídica e a escola, pois terá alunos com mais tempo para se dedicarem aos estudos", finaliza Seme.
As regras valem para os futuros estagiários e para a renovação dos atuais contratos.
Fonte: Site Associação Brasileira de Estágios (ABRES) - http://www.abres.org.br

terça-feira, 25 de novembro de 2008

ISEAD APRESENTA SEUS EMPREENDEDORES

Na última sexta-feira 21 de Novembro, o núcleo Nossa Senhora do Carmo, do Instituto Superior de Economia e Administração (Isead), foi palco de grande evento de empreendedorismo organizado pela coordenação dos cursos sequenciais. Os alunos expuseram seus projetos no auditório e pátios do prédio. Mais um fruto da prática de elaboração e execução de projetos incentivada desde os primeiros períodos pelos professores.

A cerimônia foi aberta com a presença da diretoria do Isead e coordenadores. Visitantes e convidados mostraram-se impressionados com a iniciativa e criatividade dos alunos, que prometeram voltar com mais inovações na próxima edição.

Confira as fotos (clique para aumentá-las):




































sexta-feira, 21 de novembro de 2008

I FEIRA DO EMPREENDEDOR ISEAD/UVA

Hoje (21/11), a partir das 18hs, o Instituto Superior de Economia e Administração (Isead) e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) promovem a I Feira do Jovem Empreendedor, que acontece no núcleo do Colégio Nossa Senhora do Carmo, (entrada pela Rua Barão de São Borja), na Boa Vista. A proposta da Feira é promover integração junto às empresas do mercado e proporcionar aos alunos que coloquem em prática o que aprenderam na teoria sobre empreendedorismo e gestão, nas disciplinas dos cursos seqüenciais de Gestão de Recursos Humanos, Marketing Organizacional, Gestão de Negócios em Hotelaria e Turismo e Gestão de Pequenas e Médias Empresas. A Feira contará com exposição de trabalhos e projetos inéditos em stands, com diversas áreas de conhecimento e temas: Trabalho e Renda; Orientação Profissional; Grandes Idéias; e Responsabilidade Social. Empresas como Danone, Tintas Sherwin Williams, SEBRAE, CIEE, Colgate, SESC e SENAC estarão presentes na feira.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Entre em contato com as coordenações e a secretaria!

Para qualquer esclarecimento de dúvidas referentes à aulas, notas e demais questões acadêmicas, as secretarias e coordenações existentes na unidade Guararapes estão à disposição dos alunos e professores, para prestar mais e melhores serviços. Você pode encontrar as coordenações dos cursos sequenciais e de pedagogia no 8º andar, próximos à biblioteca. E a secretaria, no 9° andar, sob a liderança da Professora Domitila.

Clique nas figuras para aumentá-las de tamanho e salvá-las!












quarta-feira, 12 de novembro de 2008

CLIPPING EDUCAÇÃO

Quarta-feira, 12 de novembro de 2008

DIARIO DE PERNAMBUCO

Jovens capacitam professores em Caruaru

UPE CONSULTORIA JR // Projeto de alunos de sistemas da informação leva esperança para os "mestres" que sonham dominar novas tecnologias
Lúcia Guimarães // Diario
luciaguimaraes.pe@diariosassociados.com.br

Enquanto as políticas públicas demoram a sair do papel em áreas como a educação tecnológica, ações isoladas podem ser a esperança para muita gente. Muitos professores que sonham dominar as novas tecnologias. Pelo menos é isso que tem acontecido em cidades que sonham com a tal inclusão digital. Em Caruaru, no entanto, uma inicitiva que estreou no último dia 1ª promete dias melhores para milhares de alunos e alunas da rede municipal da cidade, que terão seus "mestres" mais afinados com a tecnologia. Isso porque o campus da Universidade de Pernambuco de lá tem a UPE Consultoria Jr, uma empresa administrada por estudantes, sem fins lucrativos, que elabora e executa projetos que tragam benefícios para a comunidade caruaruense. O grupo acaba de estrear uma capacitação pioneira para os educadores das redes municipal e estadual da cidade. 

"Tudo começou com a vontade de capacitar os professores. Fizemos visitas às escolas públicas da cidade, a fimde avaliar o nível de conhecimento dos professores, suas necessidades de aprendizado em informática. E oferecemos uma proposta de capacitação que é dividida em cinco módulos: BrWriter, BrCalc, BrImpress, Linux educacional e noções de internet", conta a a aluna de sistemas da informação Amélia Costa, que intregra o núcleo social da consultoria e toca a iniciativa junto à gerente Amanda Bennicasa, e um grupo de mais sete pessoas.

Segundo ela, as aulas estão acontecendo nas escolas com o intuito de promover uma inserção na era digital; e conseqüentemente,tornar os professores e funcionários aptos a realizar seus trabalhos escolares aproveitando os recursos computacionais, ampliando ainda os horizontes de pesquisas com a internet. Durante o projeto, o grupo usa o software livre Linux e seu pacote BrOffice. Na prática, o melhor resultado: repassar o conhecimento adquirido aos alunos e alunas.

O curso com os educadores de Caruaru vai até o dia 20 de dezembro, quando haverá um grande encontro com todas as pessoasenvolvidas. As aulas acontecem na Escola José Carlos Florêncio (Rua Zeneide Maria dos Santos Vasconcelos, s/n, bairro Maurício de Nassau - Caruaru-PE). Eles podem usufruir dez computadores, com internet.

O "sonho" só foi possível graças à disciplina de gerenciamento de projetos, na qual os graduandos aprendem todo o embasamento necessário à elaboração de projetos, seguindo os padrões internacionais. A meta do programa é capacitar cem professores, e a iniciativa vai continuar em 2009, já tendo inclusive escolas cadastradas.

"Nós, enquanto universitários e empresários juniores, temos a consciência de que podemos levar algo construtivo para a comunidade. Estamos envolvidos diariamente com informática e essa é uma oportunidade de passarmos a nossa experiência para que esses professores possam também repassar para seus alunos. Enxergamos além, não vemos apenas professores e funcionários, mas o grande número de alunos que estão por trás deles. Assim beneficiaremos um público bem maior", diz a aluna.

Amélia explica que o projeto chegou a concorrer a uma bolsa de extensão na UPE, mas "infelizmente" o grupo não foi contemplado. "A nossa força de vontade e o desejo de que este projeto se realizasse falou mais alto para toda a equipe. Resolvemos executá-lo com investimentos próprios", afirma ela, empolgada com a nova possibilidade que surgiu logo em seguida, quando da publicação de edital do Ministério da Educação para projetos desse tipo. "Inscrevemos a iniciativa, pois queremos tentar recursos e apoio do governo para estender a ação a outras cidades como Toritama e Santa Cruz do Capibaribe", finaliza, reforçando que na cidade a iniciativa já tem pequenos parceiros e que qualquer parceria nova - privada ou pública - será mais que bem-vinda.

Serviço

UPE Consultoria Jr - www.upeconsultoriajr.com

 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

FOLHA DE PERNAMBUCO

Tecnologia para superar limitações físicas
Congresso destaca softwares gratuitos para ajudar deficientes

Tárcio Fonseca
tarcio@folhape.com.br

O ser humano está sujeito a passar por limitações na vida, sejam elas de ordem física ou mental, temporárias ou permanentes. Superá-las é um desafio que deve ser encarado com otimismo. Uma das grandes facilitadoras para esse objetivo é a tecnologia. Novas soluções podem ajudar pessoas com diferentes tipos de necessidades especiais a interagir com o mundo, trabalhar, se locomover e, principalmente, se sentirem capazem. Foi com esta ótica que o Instituto Muito Especial realizou, entre os dias 4 e 7 de novembro, o 1º Congresso Muito Especial de Tecnologias Assistivas e Inclusão Social às Pessoas com Deficiência de Pernambuco.

Foram discutidos no evento pontos como a responsabilidade e inclusão social, acessibilidade e mercado de trabalho, todos sob a temática da tecnologia para pessoas com deficiência. Entre soluções e idéias, as de algumas instituições chamaram mais atenção tanto pela funcionalidade como pela gratuidade ou custo acessível - pois equipamentos para pessoas com necessidades especiais ainda são caros para a maioria.

Um exemplo de órgão que se preparou para atender às pessoas com deficiência é a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. O gerente de Desenvolvimento e Suporte de Sistemas da Acessibilidade Brasil, Fábio Oshiro, apresentou as soluções adotadas na biblioteca. Foram adquiridos equipamentos modernos de impressão e conversão de textos para braile, lupas digitais, sintetizadores sonoros de texto, bem como a adeqüação total do site da instituição às regras W3C e WAI (regras mundiais para dar acessibilidade à internet). Além disso, ele e o professor e desenvolvedor Antônio Borges destacaram softwares nacionais criados para atender a portadores de deficiência que contam com uma grande vantagem: a gratuidade.

PAGOS
Alguns softwares pagos também fizeram sucesso entre os usuários que estiveram presentes no congresso. É o caso do deficiente visual Manoel Aguiar, que exibia em seu smartphone N95 o programa Talks, leitor de telas que dava possibilidade dele aproveitar os muitos recursos presentes no aparelho. “O Talks lê cerca de 90% do conteúdo que aparece no meu celular. Ele só não consegue ainda me dizer como são as fotos que tiro com ele”, brincou Aguiar. No computador, ele utiliza o Jaws, um leitor de tela para Windows. Os dois são softwares caros, custando entre R$ 1 mil e R$ 2 mil a licença.

Acessibilidade de páginas é analisada pelo Ases

FERRAMENTA do Governo Eletrônico é gratuita

Um dos softwares interessantes é o Ases, um módulo validador de conteúdo acessível. Com o objetivo inicial de fornecer instrumentos que viabilizassem a adoção da acessibilidade pelos órgãos do governo, o Ases é uma ferramenta que permite avaliar, simular e corrigir a acessibilidade de páginas, sites e portais, sendo de grande valia para os desenvolvedores e publicadores de conteúdo.


É um sistema gratuito disponível no site do Governo Eletrônico em versão para Windows e Linux. Ele funciona analisando o código-fonte das páginas, indicando erros e inadeqüações aos modelos de acessibilidade e-MAG do Governo Eletrônico e o internacional Web Content Accessibility Guidelines (WCAG). Além disso, o Ases também conta com um simulador de baixa visão, que inclui daltonismo, miopia e catarata.

De acordo com Oshiro, por enquanto, o Ases é gratuito, mas logo será um software de código aberto. “Estamos só esperando o processo burocrático para a liberação do código. A partir daí, o Ases se tornará livre para que outros desenvolvedores possam alterá-lo e adaptá-lo da forma que desejarem”, explica Oshiro.

Serviço
www.governoeletronico.gov.br/acoes-e-projetos/e-MAG/ases-avaliador-e-simulador-de-acessibilidade-sitios

Dicionário traduz palavras em Libras

SOFTWARE mostra como expressar frases com as mãos

O site do Acesso Brasil desenvolveu um dicionário da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O software, em sua versão 2.0, conta com uma extensa lista de termos classificados por ordem alfabética, assunto e posição das mãos. A partir de palavras da língua portuguesa, a aplicação mostra em vídeo a forma como sinalizar em Libras.

O software mostra ainda o significado, classe gramatical, origem e a forma como encaixar o termo dentro de uma sentença, fazendo a conversão de uma frase inteira escrita para a linguagem de sinais. Além do serviço online, o usuário também pode entrar em contato com o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) para obter a versão do Dicionário de Libras em CD.


Serviço
www.acessobrasil.org.br/libras
www.ines.gov.br

Deficiência motora conta com o microFênix

PRODUTO funciona através de um microfone e teclado

Também como iniciativa de Antônio Borges e do Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ, o microFênix é uma ferramenta criada  para facilitar o uso de computadores por pessoas com deficiência motora. Ele funciona através de um microfone e teclado e obedece a comandos pré-configurados, que são acionados por um simples toque ou ruídos captados pelo microfone. As opções aparecem na tela e são seqüencialmente iluminadas por curtos períodos de tempo, bastando que o usuário indique a que desejar no momento. O programa também simula o uso de teclado através da mesma interface.

O software é gratuito e pode ajudar qualquer pessoa a se comunicar com o mundo usando o computador como grande intermediário.

Serviço
http://intervox.nce.ufrj.br/microfenix/

Mais de 20 mil usuários utilizam o Dosvox

PROGRAMA lê as informações na tela para os cegos

O Dosvox é um dos softwares brasileiros mais antigos visando apoio aos deficientes visuais. O início de seu desenvolvimento data de 1993, e, de lá para cá, o programa ganhou inúmeras atualizações. Ele funciona como um sistema operacional simplificado que lê as informações na tela para os cegos. De acordo com seu criador, Antônio Borges, do Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mais do que exercer um contexto educacional e de acessibilidade, o Dosvox também é uma ferramenta de entretenimento, contando com mais de 30 jogos e acesso à internet. Atualmente, o Dosvox já é utilizando por mais de 20 mil usuários.

Serviço
http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox

CLIPPING EDUCAÇÃO

Quarta-feira, 12 de novembro de 2008










segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Maratona Pedagógica no ISEAD

Os alunos dos cursos sequenciais do ISEAD expuseram trabalhos e compareceram a palestras organizadas por professores, iniciadas no dia 27 de Outubro com a semana pedagógica, passando por eventos nas unidades Guararapes e Nossa Senhora do Carmo.


Os alunos da unidade N.S. do Carmo em palestra na última Sexta-Feira, 08 de Novembro

A aluna Maria Eduarda Rodrigues, do núcleo Nossa Senhora do Carmo, do 1° período do curso de Gestão de Pequenas e Médias Empresas, mostra-se satisfeita com as iniciativas adotadas. "Eu vim de um segmento totalmente diferente. Eu cursava Engenharia, mas depois de passar algum tempo no exterior, voltei com novas idéias e procurei um curso que fosse compatível com minhas novas escolhas profissionais e à minha busca por algo mais objetivo e dinâmico. Encontrei a UVA e achei que a proposta dela condizia com o que eu estava procurando. Eu posso dizer até que me surpreendi, pois ainda estou no primeiro período e a abordagem do curso foi realmente voltado para a prática."


Maria Eduarda Rodrigues: Foco na dinâmica

Seus colegas da unidade Guararapes também vivenciaram na prática o que absorveram em sala de aulas. Alguns grupos já haviam tido a experiência de montar um projeto, planejar e conseguir o apoio de grandes empresas para a prática de promoção de produtos e serviços. Na última semana pedagógica, empreendedorismo foi a palavra-chave. Os alunos criaram produtos e serviços baseados em pesquisas nos diferentes nichos de mercado, com potencial para seguir crescendo fora da universidade.

Entre os projetos estavam uma clínica de estética masculina, uma marca de vestuário e assessórios confeccionados com material reciclado, uma agência de turismo voltada aos atrativos regionais, uma empresa de consultoria, um grupo de recreação infantil, uma delicatessen com ênfase na culinária regional, entre outros.

Confira as fotos abaixo (clique para aumentá-las):










































Parceiros

Arquivo do blog

Seguidores