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Resultados do exame realizado pelo Ministério da Educação revelam que a maioria das crianças de 8 e 9 anos da rede pública sabe ler e escrever
Na rede pública do Distrito Federal, 89% dos alunos chegam ao final do segundo ano de escolaridade (crianças de 8 e 9 anos) com o processo de alfabetização avançado, atingindo o nível de desempenho esperado. O resultado foi obtido por meio da Provinha Brasil 2008, divulgado pela Secretaria de Educação do DF ontem. Na última terça-feira (31), 52 mil alunos matriculados no segundo ano do Ensino Fundamental fizeram a primeira etapa do exame deste ano.
Para o secretário José Luiz da Silva Valente, o índice é resultado do conjunto de políticas que vêm sendo implementadas com o objetivo de reforçar a qualidade da educação na rede pública. “Estamos trabalhando no sentido de articular gestão e aprendizagem, a fim de assegurar a sinergia das ações e, com isso, produzir melhores resultados na aprendizagem”, disse Valente, lembrando que esse desempenho mostra que o DF está muito próximo de atingir uma das metas do Compromisso Todos pela Educação, que visa assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas aos 8 anos.
O exame – A Provinha Brasil é uma avaliação criada pelo Ministério da Educação (MEC) com a finalidade de acompanhar o processo de alfabetização das crianças. Ela é realizada em duas etapas, no início e no final do ano letivo, o que possibilita acompanhar a evolução da aprendizagem das crianças. O exame não é obrigatório e participam dele os estados e municípios que quiserem. O Distrito Federal aderiu à Provinha Brasil em 2008. (Com informações da Secretaria de Educação do DF).
Resultados do exame realizado pelo Ministério da Educação revelam que a maioria das crianças de 8 e 9 anos da rede pública sabe ler e escrever
Na rede pública do Distrito Federal, 89% dos alunos chegam ao final do segundo ano de escolaridade (crianças de 8 e 9 anos) com o processo de alfabetização avançado, atingindo o nível de desempenho esperado. O resultado foi obtido por meio da Provinha Brasil 2008, divulgado pela Secretaria de Educação do DF ontem. Na última terça-feira (31), 52 mil alunos matriculados no segundo ano do Ensino Fundamental fizeram a primeira etapa do exame deste ano.
Para o secretário José Luiz da Silva Valente, o índice é resultado do conjunto de políticas que vêm sendo implementadas com o objetivo de reforçar a qualidade da educação na rede pública. “Estamos trabalhando no sentido de articular gestão e aprendizagem, a fim de assegurar a sinergia das ações e, com isso, produzir melhores resultados na aprendizagem”, disse Valente, lembrando que esse desempenho mostra que o DF está muito próximo de atingir uma das metas do Compromisso Todos pela Educação, que visa assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas aos 8 anos.
O exame – A Provinha Brasil é uma avaliação criada pelo Ministério da Educação (MEC) com a finalidade de acompanhar o processo de alfabetização das crianças. Ela é realizada em duas etapas, no início e no final do ano letivo, o que possibilita acompanhar a evolução da aprendizagem das crianças. O exame não é obrigatório e participam dele os estados e municípios que quiserem. O Distrito Federal aderiu à Provinha Brasil em 2008. (Com informações da Secretaria de Educação do DF).
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