domingo, 5 de abril de 2009

Conferência escolar discute melhorias na educação

FOLHA DE BOA VISTA (RR)

As Escolas municipais abriram suas portas para discutir, junto à comunidade, sugestões de melhorias na Educação. O trabalho faz parte da I Conferência Escolar que foi realizada simultaneamente neste sábado nas 62 Escolas mantidas pela Prefeitura de Boa Vista.

As Escolas municipais abriram suas portas para discutir, junto à comunidade, sugestões de melhorias na Educação. O trabalho faz parte da I Conferência Escolar que foi realizada simultaneamente neste sábado nas 62 Escolas mantidas pela Prefeitura de Boa Vista.
O objetivo das Conferências é coletar as sugestões dos pais, alunos e dos profissionais da Escola sobre os seis eixos temáticos propostos pelo Ministério da Educação (MEC), que serão discutidos na Conae (Conferência Nacional da Educação) em 2010.
Cada Escola redigirá um documento que será analisado na Conferência Municipal. As propostas mais coerentes irão compor o documento do município na Conferência Estadual de Educação.
No bairro Caranã, a comunidade se reuniu na sede da Escola municipal Maria Gertrudes. Durante a abertura do evento, o público assistiu à apresentação do grupo de capoeira e dos alunos da Escola municipal Pequeno Príncipe que fizeram uma coreografia. O evento contou ainda com a participação da deputada federal Ângela Portela (PT).
“A Educação é a ferramenta mais importante que temos de melhorar a nossa realidade social. Por isso, fico muito satisfeita em ver tantos pais reunidos com o objetivo de ajudar a Prefeitura a melhorar a qualidade do ensino que é oferecida às nossas crianças”, disse a deputada.
O diretor da Escola, Ronalsson Moura, lembrou que as conferências representam um momento democrático para a construção de uma Educação diferenciada e que atenda às reais necessidades da população de Boa Vista.
“A realização desta conferência representa um marco inicial de envolvimento da comunidade para melhorarmos a qualidade do ensino em Boa Vista. Com certeza, a contribuição dos pais, alunos e de todos que trabalham pela Educação será um importante mecanismo para direcionarmos as nossas ações atendendo as expectativas de toda a sociedade”, afirmou.
Na avaliação de Francisca das Chagas Xavier, que tem uma filha e um neto matriculados na Escola municipal Pequeno Príncipe, a prefeitura já desenvolve um ótimo trabalho na área da Educação.
“A Educação oferecida pela prefeitura já merece a nota máxima. Mas claro que este momento de conversa com os pais também é importante para que a gente ajude a melhorar o trabalho. Minha filha e meu neto mostraram um comportamento muito bom desde que começaram a estudar na Escola do município. Eles têm aceso à computadores, participam de atividades artísticas e tudo isso motiva muito. Pra mim a Educação da prefeitura é excelente”, afirmou Francisca.
Eixos – Em todo o País, as Escolas estão discutindo os seis eixos propostos pelo Governo Federal. A meta é recolher as sugestões de acordo com a realidade socioeconômica e cultural verificada em cada comunidade.
Os seis eixos propostos pelo Governo Federal são: O Papel do Estado na Garantia do Direito a Educação de Qualidade: Organização e Regulamentação da Educação Nacional; Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação; Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar; Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação; Financiamento da Educação e Controle Social; e Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade.


Nenhum comentário:

Parceiros

Arquivo do blog

Seguidores