terça-feira, 24 de março de 2009

PREFEITURA CONQUISTA PRÊMIO DA FUNDAÇÃO NESTLÉ BRASIL

Duas unidades de educação infantil da Prefeitura do Recife (zero a cinco anos), uma creche e um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), ambas localizadas no Ibura, na zona sul da cidade, acabam de conquistar o “Prêmio Nutrir” por realizarem projetos voltados para uma boa educação alimentar. Cada instituição vai receber R$ 2 mil da Fundação Nestlé Brasil, em data ainda não marcada. Em todo Nordeste, foram contempladas 15 unidades de ensino público em nove cidades, incluindo duas de Olinda.

A Creche Municipal Vila dos Milagres conquistou o prêmio com a implantação do restaurante self service infantil “Pé de Feijão”, enquanto o Centro Municipal de Educação Infantil do Ibura foi agraciado pelo projeto “Nutrindo-se feito Gente Grande”.

De acordo com a gerente de Qualidade e Adequação da Alimentação da rede municipal, Terezinha Pimentel, as duas iniciativas partiram das próprias dirigentes e tiveram como motivação o combate ao desperdício de alimentos e a necessidade de aprofundar a educação alimentar das crianças. Nos casos, os pequenos clientes são alunos a partir dos dois anos de idade e com no máximo cinco anos.

Terezinha explica que as duas instituições têm perfis diferentes. No caso da Vila dos Milagres a creche é pequena e utiliza uma sala de aula durante a merenda, enquanto a Municipal do Ibura, além de possuir um refeitório, também está equipada com uma pequena horta. “Isso mostra que quando se quer fazer, as dificuldades são superadas”, ressaltou, lembrando que o objetivo da rede municipal é motivar outras creches a desenvolveram iniciativas semelhantes.

“Pé de Feijão”

Nesta sexta-feira (20), na Creche Municipal Vila dos Milagres, o cardápio incluiu salada verde, legumes, arroz, feijão e strogonoff de frango. A dirigente Roberta Luiz da Silva Soares disse que ficou surpresa com a premiação. “O desafio foi lançado durante o curso promovido em maio de 2008 pelo Programa Nestlé faz bem nutrir, explicou Roberta. Ela conta que o self service foi implantado e outubro do ano passado.

“As mudanças foram muitas. Todas para melhor. O fato de não receberem o prato pronto e terem a liberdade de escolher determinado tipo de alimento fez crescer nas crianças o sentimento de disciplina. Não há mais desperdício e muitos que não gostavam de legumes e verduras passaram a consumir com regularidade”, comemora a dirigente.

Com sentimento parecido, a dirigente da CMEI do Ibura, Tereza Ribeiro, destaca ainda outro aspecto interessante do projeto “Nutrindo-se Feito Gente Grande”, que também está em prática desde 2008. “Até a coordenação motora está sendo estimulada mais cedo, pois eles se preocupam em segurar o prato com mais firmeza”, explicou.

Outro ponto de destaque, segundo Tereza, tem sido a reação das mães das crianças, que reclamam que seus filhos estão mais exigentes. “Como tudo que aprendem levam para casa, muitas crianças pedem a seus pais o consumo de legumes e verduras, o que prova que eles estão agindo como agentes multiplicadores da boa alimentação” comemora a dirigente.

De acordo com a Diretoria de Alimentação da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, a Prefeitura do Recife distribuiu, em fevereiro último, nas 34 creches (zero a três anos) e 28 CMEIs (zero a cinco anos) do município, um total de 877.020 refeições, com um investimento de R$ 789.318,00.

Ouça aqui a reportagem

Nenhum comentário:

Parceiros

Arquivo do blog

Seguidores