A docente do Instituto Superior de Economia e Administração (Isead), Veronica Hazin e os alunos do 1º período do curso de Pedagogia, do Núcleo Guararapes, apresentaram os resultados obtidos com o projeto de intervenção pedagógica, realizado entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009. Foram visitadas escolas estaduais e municipais da região metropolitana de Recife, onde os futuros pedagogos puderam conhecer na prática o desafio diário de reinventar a educação e direcionar o ensino de modo a resgatar a cidadania de forma inclusiva.
O objetivo da professora é aprofundar o senso crítico e estimular a capacidade pedagógica em diferentes componentes da formação acadêmica do aluno estagiário. E dessa forma, facilitar o exercício de uma ação docente responsável, autônoma e reflexiva, despertando em seus alunos a busca por uma educação que dissemine valores e atitudes críticas quanto à realidade social vigente. Proporcionando assim, subsídios teórico-metodológicos para o desenvolvimento de ações sistematizadas que resultem em redimensionamento de sua prática.
De que forma a escola visitada pode obter frutos com este projeto? Os resultados das intervenções podem ser utilizados pelos educadores e gestores na definição de estratégias para melhorar o desempenho dos alunos. As escolas se apropriam dos resultados e convidam também os pais e responsáveis para conhecer, discutir e participar das ações propostas no plano.
A intervenção pedagógica contribui para o êxito do processo educativo. Ela enfoca as dificuldades mais comuns ou mais incidentes, bem como as mais urgentes no processo ensino-aprendizagem, além de destacar a importância de se acreditar na capacidade de aprendizagem de cada criança, bem como investir em sua auto-estima e se utilizar formas lúdicas na superação das dificuldades encontradas.
A intervenção pedagógica contribui para o êxito do processo educativo. Ela enfoca as dificuldades mais comuns ou mais incidentes, bem como as mais urgentes no processo ensino-aprendizagem, além de destacar a importância de se acreditar na capacidade de aprendizagem de cada criança, bem como investir em sua auto-estima e se utilizar formas lúdicas na superação das dificuldades encontradas.
TRABALHOS DE INTERVENÇÃO DESENVOLVIDOS PELOS ALUNOS:
Escola Presbítero José Bezerra
Jogos e Recreação – Objetivos das alunas foi de estimular a curiosidade de forma lúdica e desafiadora do aprender brincando (utilizando reciclados)
Escola José Glicério
Projeto Corredor da leitura – Objetivo de despertar o prazer pela leitura, descobrir os sentidos das relações entre o lúdico e a realidade. concebido de forma a propiciar ao aluno umum olhar diferente e prazeroso , para que seja possível apontar novos direcionamentos no meu social . Subsidia também a compreensão dos problemas relacionados à escrita, bem como na reflexão de processos sócio-culturais que influenciam a leitura de mundo através do texto.
( As mesmas deixaram para a escola um cantinho com livros para a continuação do projeto).
Orquestra Cidadã dos Meninos do Coque
As alunas deixaram como doação: instrumentos musicais, roupas, brinquedos, tecidos, DVD, material de bazar e computadores, todos doados pela Receita federal. O objetivo foi de incentivar a ação social e a inclusão de menores carentes.
Escola Municipal Diácomo Abel Gueiros
Após observação de uma aula tradicional as alunas despertaram para intervir de forma lúdica com ética e resgate social Verificar o espaço e as relações do Lúdico como facilitador da aprendizagem na sala de aula. ( Confecção de presépio e cantinho de aprendizagem através do lúdico.)
Escola Estadual Edite Braga
As alunas desenvolveram um espaço recreativo com objetivo de estimular a socialização a criatividade, respeito as regras e as diferenças, as mesmas diagnosticaram que o local educativo precisava de um espaço para uma atividade direcionada. (barra de futebol, bambolê, rede de vôlei, apitos, cordas, bola.)
Escola Padre Costa Carvalho
Desenvolveram um trabalho de intervenção através do lúdico, deixando para escola jogos para o desenvolvimento dos sentidos e desenvolvimento intelectual e cognitivo.
Jogos e Recreação – Objetivos das alunas foi de estimular a curiosidade de forma lúdica e desafiadora do aprender brincando (utilizando reciclados)
Escola José Glicério
Projeto Corredor da leitura – Objetivo de despertar o prazer pela leitura, descobrir os sentidos das relações entre o lúdico e a realidade. concebido de forma a propiciar ao aluno umum olhar diferente e prazeroso , para que seja possível apontar novos direcionamentos no meu social . Subsidia também a compreensão dos problemas relacionados à escrita, bem como na reflexão de processos sócio-culturais que influenciam a leitura de mundo através do texto.
( As mesmas deixaram para a escola um cantinho com livros para a continuação do projeto).
Orquestra Cidadã dos Meninos do Coque
As alunas deixaram como doação: instrumentos musicais, roupas, brinquedos, tecidos, DVD, material de bazar e computadores, todos doados pela Receita federal. O objetivo foi de incentivar a ação social e a inclusão de menores carentes.
Escola Municipal Diácomo Abel Gueiros
Após observação de uma aula tradicional as alunas despertaram para intervir de forma lúdica com ética e resgate social Verificar o espaço e as relações do Lúdico como facilitador da aprendizagem na sala de aula. ( Confecção de presépio e cantinho de aprendizagem através do lúdico.)
Escola Estadual Edite Braga
As alunas desenvolveram um espaço recreativo com objetivo de estimular a socialização a criatividade, respeito as regras e as diferenças, as mesmas diagnosticaram que o local educativo precisava de um espaço para uma atividade direcionada. (barra de futebol, bambolê, rede de vôlei, apitos, cordas, bola.)
Escola Padre Costa Carvalho
Desenvolveram um trabalho de intervenção através do lúdico, deixando para escola jogos para o desenvolvimento dos sentidos e desenvolvimento intelectual e cognitivo.
Confira as fotos (clique para aumentá-las)
2 comentários:
É de muita relevância que projetos como estes sejam desenvolvidos, não só para a melhor formação dos profissionais pedagogo, como na conscientização trabalhada no Projeto: Como a cidadania, inclusão e crença na capacidade de auto-estima que a criança é capaz de desenvolver, desde que estejam bem orientadas. Orientação essa trabalhada em projetos como este. Os estímulos à leitura, hoje tão esquecidos, decorrentes da informatização – não que esta seja negativa, mais desestimula a leitura - e finalmente as grandes dificuldades encontrada em todo o processo de ensino-aprendizagem encontrado pelo Pedagogo. Parabéns Profª.
Ricardo Monteiro.
parabenizo vc professora verônica por mais esta iniciativa.parabéns pela postagem,cujo não tiro nenhuma letra
Postar um comentário