Em uma iniciativa inédita, governo, empresas e terceiro setor se unem para certificar diretores de escolas públicas do estado de Tocantins
No dia 14 de dezembro, profissionais das redes municipais e estadual de educação do Tocantins que fizeram convênio com o Estado poderão participar da prova de Credenciamento de Profissionais da Educação. A prova tem por objetivo mensurar o domínio de competências dos candidatos para o exercício da Gestão Escolar e, nessa primeira aplicação, deve contar com a participação de mais de 1.350 profissionais da educação. O resultado da prova será divulgado na primeira quinzena de janeiro de 2009.
A iniciativa pioneira é resultado da colaboração entre as diferentes esferas - governo, iniciativa privada e terceiro setor - e visa contribuir com o desenvolvimento da qualidade do ensino público em todo o Estado por meio da profissionalização da sua gestão nos níveis da escola e da gestão dos sistemas de ensino.
Como forma de subsidiar a preparação dos diretores escolares inscritos para a prova, a Fundação Lemann - patrocinadora da iniciativa - e a Universidade Positivo - responsável pela implementação do projeto - também lançaram a publicação Dimensões da Gestão Escolar e suas Competências. As instituições acreditam que tanto a publicação quanto a colaboração mútua de toda a sociedade estimulam a criação da cultura de desenvolvimento contínuo de competências para o exercício das funções de gestor escolar e das responsabilidades de liderança no âmbito da escola.
Dirigentes preparados - Na opinião de Angela Mello, que coordena há três anos os projetos da parceria entre a Fundação Lemann e a Secretaria da Educação e Cultura do Tocantins (Seduc-TO), o Estado de Tocantins inaugura uma nova alternativa para os dirigentes da educação pública pautada em um processo seletivo que valoriza a qualificação profissional. "Medidas como esta certamente contribuirão para que as escolas públicas apresentem melhores resultados no curto prazo."
Luiz Hamilton Berton, pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisas da Universidade Positivo, também revela seu entusiasmo com o projeto. "Desenvolver um material que poderá auxiliar no processo de gestão de nossas escolas públicas é uma das tarefas mais nobres que tivemos a oportunidade de participar." Ele explica que a pesquisa sobre quais as principais competências que um gestor escolar deve ter foi o passo inicial de todo o projeto. "Isso mostra o quanto a ciência pode ser útil para a melhoria das condições de nossa educação", afirma.
Sobre a Fundação Lemann
Em atividade desde o ano de
Fonte: www.fundacaolemann.org.br
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