A UVA participou da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, promovida pela Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho. Durante o evento, aconteceram palestras e debates para ressaltar a importância da inclusão de pessoas com deficiência na escola. Sob a coordenação da professora Arségila Sandra, foi realizada, na Escola Municipal Dr. Cláudio Gueiros Leite, a palestra “Reciclando conceitos”. Ministrada pelo assistente social da Secretaria de Saúde Social do Cabo, Fábio Monsão, a conferência teve o objetivo de propiciar aos estudantes do curso de Pedagogia uma reflexão de suas concepções e atitudes acerca da inclusão da pessoa com deficiência no sistema educacional.
Na abertura, Arségila ressaltou a importância de garantir o acesso e a permanência de alunos com deficiência auditiva, visual e intelectual, com condutas típicas de síndromes e altas habilidades, na educação básica. Para ela, as reformas educacionais e a resposta à diversidade das necessidades específicas dos alunos exigem novas aptidões dos educadores. “A relevância deste projeto se volta, antes de tudo, para a necessidade de trazer, para os futuros docentes, situações nas quais os mesmos possam experimentar estratégias que serão aplicadas com alunos em sala de aula”, destacou. O ponto maior do evento se deu com a apresentação do Hino Nacional na Língua Brasileira de Sinais (Libras), pelo Grupo de Teatro Mãos que Comunicam, composto por pessoas surdas, acompanhado pelo Grupo de Percussão Especial do Cabo de Santo Agostinho, com portadores de diversas particularidades.
Participaram da mesa-redonda a presidente da Associação dos Educadores de Educação Especial (AEEE), Zélia de Oliveira; a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comded/Cabo), Marcicleide Cunha; e o presidente do Movimento dos Deficientes do Cabo (MDC), Edvaldo Alves Soares. Representantes da UVA prestigiaram o evento, entre eles a nova coordenadora pedagógica, Izabel Nascimento, e o professor Cileno Paz. O encontro marcou uma nova etapa na vida de professores e alunos da UVA, pois a universidade foi oficialmente incluída no calendário oficial do município para este projeto.
Fotos: Juliano Mendes
Nenhum comentário:
Postar um comentário