quarta-feira, 24 de setembro de 2008

PROJETOS DE CONCLUSÃO REVELAM TALENTOS EM PEDAGOGIA

Os discentes da UVA estão em constante evolução e isto é um fator notado a cada avaliação de trabalhos de conclusão. As últimas apresentações das turmas de Licenciatura Plena em Pedagogia das unidades de Recife, Ribeirão, Chã Grande e Barreiros ocorreram em julho e agosto. O resultado: projetos que já nasceram prontos para serem postos em prática. "Isto é recompensador", afirma satisfeita uma das orientadoras e membro das bancas que avaliaram os trabalhos, a professora e supervisora Rosa Concessa. Ela observou que a nova geração de educadores está cada vez mais antenada com a realidade fora da universidade, e trazendo mudanças para a sala de aula. "Quem ganha com isso é o próprio curso, que cada vez mais precisa ampliar seus limites, para fora das fronteiras acadêmicas, pois as duas realidades alimentam-se uma da outra”.

Prova disso foi a quantidade de trabalhos cujo foco esteve entre a inclusão da educação especial e as práticas de educação ambiental, fatores importantes que pedem atenção do educador do novo milênio. "A prática da educação especial se justifica na certeza da importância da educação para todos. Assim, ela deve ser aplicada de forma especial, para atender às diferenças individuais dos alunos, através da diversificação dos serviços educacionais", diz a aluna Sueli Sampaio. Ela e as colegas Jucivânia de Lima e Roseane Costa Silva apresentaram o projeto "Educação Inclusiva - Concepções e Práticas Docentes". "Este foi um tema sobre o qual estávamos muito ansiosas em abordar, por termos estes casos presentes em nossas famílias e por vivenciarmos o longo caminho percorrido para proporcionar a educação e a aceitação como aluno em sala de aula", afirmou Jucivânia.


Roseane, Sueli e Jucivânia: foco na inclusão


E como elas vêem o futuro para esta causa? Roseane está confiante e mostra que o conhecimento adquirido na UVA lhe rendeu bons frutos: "Recebi um convite da prefeitura de Olinda para atuar numa sala com educação especial e auxiliar a professora regente. Esta experiência aliada aos conhecimentos que pude ampliar na UVA me proporcionou a certeza e a garra para seguir adiante. Estou certa de que farei um mestrado nesta área e quero poder seguir buscando benefícios para esta parcela da população."



As alunas Eunice Freire, Carmem Lúcia Nunes e Edineide Albuquerque defenderam um projeto educacional de preservação aplicado no bairro de Dois Irmãos, em Recife.


Presença em massa dos colegas como incentivo às apresentações


Professora Rosa Concessa: Ampliando limites da educação em prol da sociedade


As professoras Sandra Maria, Vanessa Pedrosa e Ângela Cristina conferem as apresentações dos alunos


Segurança e concentração formam as bases de uma boa apresentação




As alunas Alessandra Alves, Isabel Gomes e Iris Loyola: Sucesso na defesa do projeto

Fotos: Juliano Mendes


Um comentário:

cristiane disse...

amei as fts viu fotógrafo ADRIANO.BJS E MUITA SORTE P TU.

Parceiros

Arquivo do blog

Seguidores