segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

PEDAGOGIA FECHA 2009 COM CHAVE DE OURO


O clima de fim de ano contagiou os estudantes de Pedagogia do Núcleo Guararapes. No último dia 19, vários períodos e salas se reuniram em projetos especiais que comemoraram o aniversário do curso de Pedagogia, que este ano completou 70 anos. As abordagens foram bastante diversificadas, englobando educação urbana, rural, a educação nos núcleos indígenas e a preservação da educação com a contribuição da cultura afro-brasileira, além de uma retrospectiva em murais e em mapas educacionais que apontavam os principais pontos e personalidades na arte de educar, no Brasil e no mundo.

Confira as fotos abaixo:










































quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

PEDAGOGIA DO ISEAD EM VIAGEM CULTURAL PELO AGRESTE


No último dia 12 de Dezembro de 2009, os alunos do 1º período D do curso de Pedagogia realizaram uma visita à cidade de Caruaru, orientados pelo professor Wallace Oliveira. A aula de campo fez parte do projeto "Vivenciando a cultura pernambucana", que também englobou aspectos geográficos e econômicos do estado.

Segundo o professor, o estado de Pernambuco possui uma riqueza cultural e histórica que não pode deixar de ser estudada."O conhecimento a respeito da realidade de uma sociedade não pode ser adquirido em partes individuais. Tudo se relaciona para a compreensão de uma conjuntura mais ampla. Aspectos econômicos podem ser influenciados pelos geográficos, que por sua vez influenciam os culturais, gerando hábitos e técnicas que constroem a trajetória de um povo. Por isso que para entender uma nação e fazer a diferença, o profissional de pedagogia necessita de um aprendizado multidisciplinar."



A aula visou resgatar os valores da cultura regional, bem como observar os aspectos lingüísticos, naturais e comerciais, através da socialização dos saberes, instrumentalizando os alunos para a prática docente. A proposta deu aos estudantes a oportunidade de conhecer o trabalho empreendedor dos profissionais da região, analisar os movimentos sociais existentes nas cidades envolvidas, destacar a importância da vegetação, clima, solo, relevo, evidenciando sua contribuição no meio ambiente, identificar a linguagem coloquial dos habitantes da região, e observar as opções de turísticas existentes nas cidades envolvidas.



A visita contou com a colaboração de Iêda Cabral, da UFRPE, à convite do professor Wallace. A profissional, que também é professora de química e física, deu a sua contribuição nos aspectos físicos que fazem parte da construção social e econômica dos lugares visitados. Com Iêda, os estudantes puderam entender os ciclos agropecuários e as particularidades naturais da região, numa aula descontraída onde o conhecimento fluiu naturalmente.

O passeio também contou com uma visita ao atelier de Lula Vassoureiro, famoso artesão das máscaras de Papangú de Bezerros, onde os alunos puderam assistir à confecção de seus produtos, além de bater um papo divertido com o artista. Confira as fotos abaixo:





























Parceiros

Arquivo do blog

Seguidores