quarta-feira, 27 de maio de 2009

Semana Pedagógica agita núcleos ISEAD

Os alunos ISEAD puderam experimentar novas abordagens em sala de aula com atividades práticas de interação com o mercado de trabalho na primeira semana pedagógica que trouxe uma gama de novas atividades de 18 a 22 de Maio.



Palestras, seminários, projetos e muitos convidados estiveram presentes nesta semana de muitos frutos colhidos. "Nós estimulamos os alunos a serem protagonistas de sua própria história. Os trabalhos aqui apresentados refletem uma mudança na postura: Ser estudante não é ser um simples frequentador de aulas, eles estão absorvendo essas informações e praticando a reflexão, questionando e correndo atrás de soluções que farão toda a diferença em sua vida profissional", explica a professora Evelyn Souto Viana, coordenadora dos cursos sequenciais.



A interação entre diversos núcleos também foi incentivada, com a visita dos alunos do núcelo Belém de Maria ao prédio do núcleo Guararapes. Recepcionados pelo professor Nildo Barbosa, eles puderam conhecer toda a estrutura proporcionada pelo ISEAD, além de realizar uma aula de campo no instituto Ricardo Brennand, no bairro da Várzea.

Alunos de Belém de Maria em coffee-break com o professor Nildo Barbosa


As instalações da biblioteca do núcleo Guararapes foram aprovadas pelos alunos de Belém de Maria






Aluna de Belém de Maria confere os terminais de informática do ISEAD

Além das palestras, os alunos foram presenteados com a exibição de documentários euja temática vai de encontro à proposta da semana pedagógica, que é a de refletir e buscar ações mais concretas para fazer a diferença no mundo que estes futuros profissionais irão encontrar fora das salas de aula. Foi o caso de "The Corporation", dos canadenses Mark Achbar e Jennifer Abott, focado na responsabilidade de cada cidadão perante a gestão dos recursos humanos e naturais manipulados pelas grandes corporações. Atraídos pela temática atual e instigante, o filme gerou uma ampla discussão a respeito dos rumos que o mercado está tomando e suas consequências futuras.

Para saber mais sobre o documentário, confira uma breve entrevista com o diretor Mark Achbar clique aqui. Para ver as aplicações deste documentário em sala de aula, assim como propostas para debates, assim como trechos do filme, clique aqui e aqui.





Entre os destaques, as professora Janaína Rosas convidou a professora Giedra Hollanda, que também é psicóloga, para ministrar uma palestra a respeito de motivação e criatividade, que abordou um tema recorrente no mundo corporativo contemporâneo, que busca soluções inovadoras e valoriza o profissional com talentos múltiplos e capacitado a extrair o melhor de sua equipe.







A semana não poderia estar completa sem as intervenções das professoras Eveline Maria Rossi de Melo e Betânia Almeida Virães que colocaram seus alunos para pôr a mão na massa, apresentando projetos relacionados à atividades que já desempenham fora da sala de aula, uma verdadeira prova de fogo perante os colegas de outros cursos. Para conferir os depoimentos das professoras e de seus alunos, acesse os vídeos no ISEAD TV!

























Estatística e Recursos Humanos.

Em comemoração ao Dia do Estatístico, que acontece dia 29 de maio, o Instituto Superior de Economia e Administração (Isead) promove amanhã (28/05), a partir das 19hs a sua I Expoestatística – Estatística e Recursos Humanos. Sob o comando do estatístico e matemático Roberto Barbosa, o objetivo da exposição é colocar em prática toda a teoria aprendida em sala de aula, dirigida à área de recursos humanos, além de comprovar que a estatística é fundamental para a eficiência de diversos campos profissionais. São 45 trabalhos com abordagem de pesquisas e gráficos com temas relevantes diversos: “Cuidados com o corpo dentro da empresa”; “Troca de mercadoria no comércio”; “qual a sua operadora de telefonia móvel?”; “Doação de órgãos”; entre outros. O evento acontece no núcleo do Colégio Nossa Senhora do Carmo, com entrada pela Rua Barão de São Borja, na Boa Vista. Informações: (81) 3312.0150 / 9924.7682.

FÓRUM DE GESTÃO PÚBLICA

O Instituto Superior de Economia e Administração (Isead) promove, hoje (27/05), o I Fórum Metropolitano de Gestão Pública, a partir das 18h30, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais da Saúde e Previdência Social do Estado de Pernambuco (Sindsprev). Organizado pelos estudantes do curso de Gestão de Recursos Humanos, o evento – cujo tema é “Gestão Pública e RH” – tem o objetivo de promover a discussão integrada e positiva das ações públicas em Recursos Humanos e contará com a presença de políticos de relevante atuação como Luciana Santos, Humberto Costa, Renildo Calheiros e o gerente geral de Desenvolvimento do Planejamento Estratégico da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Pernambuco, Maurício Cruz. O Sindsprev fica na Rua Marques de Amorim, 174. Ilha do Leite. Informações pelo: (81) 8603.3523, com Cristiano Vila Nova.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Aula no Capibaribe


Os alunos do 4º período de Pedagogia do ISEAD receberam a incumbência de delinear a cidade que eles querem a partir da cidade que eles possuem. Para tanto, um passeio foi realizado pelos principais pontos do Recife, incluindo o Rio Capibaribe para ver a cidade de outro ângulo: A partir de suas dificuldades, para gerar um debate que possa trazer possíveis soluções.



O ponto de partida foi o filme "Recife de dentro pra fora", documentário sobre o rio Capibaribe, inspirado no poema “Cão sem Plumas” de João Cabral de Mello Neto. Assim como o filme mostra os diversos aspectos do rio, do mar, da natureza e da cidade com sua miséria, seus pescadores e sua esperança, a proposta da professora Lourdes Ferraz é fazer desta experiência um mote para chegarmos à escola que queremos a partir da escola que temos.



O resultado foi uma aula-passeio à bordo do Catamarã,onde os alunos vivenciaram alguns conteúdos já trabalhados em sala de aula na disciplina Educação Urbana. O projeto envolveu a leitura e discussão dos textos “Desenvolvimento Urbano Sustentável: o Papel dos Cidadãos”, “Educação Ambiental Urbana (EAUrb) – Uma Alternativa de Ensino nos Grandes Centros”, e “História exclusiva para quem conhece o Recife” pelo período de um mês até culminar na exposição de painéis confeccionados pelos alunos, entitulada "Eu vi o Recife e ele é assim", realizada após a aula-passeio, no prédio da unidade Guararapes.





Durante o passeio, os alunos puderam ter noção da gravidade dos problemas causados pela falta de uma educação urbana e ambiental eficiente, e dos efeitos que isto causa na região onde vivemos: Por duas vezes, a embarcação encalhou em contato com a grande quantidade de lixo abandonada no Rio Capibaribe:




Ao voltar, todos sentiram a importância de agir com mais firmeza em relação à conservação dos recursos naturais. A introdução de disciplinas neste aspecto é imperativo e incentivou os alunos a saírem em campo atrás de projetos e soluções para deixar mais atraente a prática de uma cidadania consciente e sustentável. Você também pode ver as entrevistas em vídeo no ISEAD TV! Confira mais fotos abaixo:

























terça-feira, 19 de maio de 2009

segunda-feira, 11 de maio de 2009

O assédio moral em discussão

As professoras Valéria Moura e Vanessa Pedrosa trouxeram à tona um tema recorrente às rodas de discussão dos trabalhadores. O assédio moral. Trata-se de uma exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego.


Segundo a professora Vanessa Pedrosa, "as leis que tratam do assunto ajudaram a atenuar a existência do problema, mas não o resolveram de todo. É necessária a conscientização da vítima e do agressor, identificando as ações e atitudes, para que possamos adotar posturas que resgatem o respeito e a dignidade, criando um ambiente de trabalho gratificante e propício a gerar produtividade."
Os alunos do 3º Período de RH uniram forças e ajudaram na elaboração da noite de palestras, realizada no dia 7 de Maio, no auditório do Sindicato dos Bancários em Recife. Durante o evento, diversos palestrantes puderam dar exemplos de casos de assédio e projetos aplicados em grandes empresas a fim de combater esta prática. Foram abordados o viés psicológico do trabalhador, assim como a área jurídica que é envolvida nestes casos, e como o trabalhador deve manter-se alerta neste tipo de situação.
Os alunos também mostraram desenvoltura com o tema, realizando debates entre os grupos presentes e os palestrantes, discutindo e propondo soluções, como podemos conferir nos depoimentos do ISEAD TV. Confira mais fotos do evento abaixo:



















Parceiros

Arquivo do blog

Seguidores